Plano de aula regras e comportamentos educação infantil BNCC


Observação: Este plano de aula pode ser aplicado para a Educação Infantil e para o  1º  Ano do Ensino Fundamental com as devidas adaptações. Bom trabalho!

Acesse o nosso Telegram clicando na imagem e veja materiais exclusivos!

Campo de Experiências:

Eu, o outro e o nós 

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular 

Educação Infantil: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular
Ensino Fundamental 1º ANO - Geografia - O sujeito e seu lugar no mundo - Objeto de conhecimento: Situações de convívio em diferentes lugares
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Objetivos de Aprendizagem:
Ouvir atentamente a história contada, fazendo conexão com seu dia a dia na sala de aula. 
Identificar ações que prejudicam a convivência entre entre colegas de classe, funcionário da escola e professores.
Reconhecer e aplicar estratégias pautadas no respeito para uma boa convivência em grupo.
Comunicar suas ideias e sentimentos sobre o tema em pauta.  

Tempo estimado: 3 aulas

Tema da aula: Regras e comportamentos


OS TRÊS PORQUINHOS MALCRIADOS E O LOBO BOM

A mamãe porquinha expulsou os porquinhos, porque eles eram muito malcriados.

O primeiro porquinho malcriado pegou a palha das vaquinhas e construiu uma casa mau feita. O lobo estava passando por ali e pensou... “Meu! Que casa mais mau feita!”

E o lobo foi tentar ajudar e disse:

— Porquinho, porquinho deixa eu entrar?

O porquinho logo respondeu:

— Não, não encoste uma pata na minha casa porque eu vou soprar e chutá-lo daqui.

O lobo saiu triste.

O segundo porquinho malcriado achou os gravetos dos passarinhos e pegou para construir a casa e ficou mau feita.
E o lobo bom passando por ali e viu aquela casa e disse:
— Que desastre! Essa casa é um perigo e pode cair a qualquer momento.
E o lobo foi lá para falar com o porquinho:
— Porquinho, porquinho posso entrar?
— Não, cai fora daqui, senão vou chutá-lo daqui.
E o lobo saiu triste.
E o terceiro porquinho malcriado que era muito preguiçoso em vez de construir uma casa, ele invadiu um galinheiro e tocou todas as galinhas dali.
E o lobo bom que estava passando por ali disse:
— Céus! Coitada das galinhas.
O lobo bom foi falar com o porquinho malcriado:
— Porquinho, porquinho posso entrar?
O porco disse:
— Cai fora daqui, se não vou soprar e soprar e chutá-lo daqui.
E o lobo disse:
— Espera ai, essa casa não é sua é das galinhas.
Mas o porquinho respondeu:
— E daí, cai fora...
E o lobo convidou todas as galinhas e os pintinhos para ir morar na cada dele.
Enquanto isso a casa do primeiro porquinho malcriado, as vacas estavam comendo toda a palha e acabou com a casa.
E a casa do segundo porquinho malcriado estava sendo desmanchada pelos passarinhos furiosos pegando seus gravetos.
E o terceiro porquinho malcriado o galo furioso picou o rabo do porquinho expulsando ele do galinheiro. E os três porquinhos ficaram sem casa.
Mas o lobo bom tinha uma casa bem quentinha e de tijolos.
E quando anoiteceu os porquinhos malcriados subiram pela chaminé. E o lobo escutou o barulho e pegou um grande caldeirão de água fervente e disse:
— Querem sopa!
E os porquinhos disseram que sim. Esse lobo era realmente o lobo mais doce e adorável do mundo, o lobo bom.
E o lobo bom ensinou os porquinhos a fazer uma casa de tijolos. E os porquinhos deixaram de ser preguiçosos e malcriados.
E fizeram uma casa bem grande e aconchegante para todos morarem lá.
E viveram felizes para sempre.
Site da onde foi tirado esta história: Mais ideias de como trabalhar a história aqui!



Os Três Porquinhos Malcriados e o Lobo Bom - O Baú da Camilinha - Contação de Histórias


Atividade 1 
O professor poderá contar a história ou exibi-la no vídeo acima para as crianças. Logo depois, fará perguntas sobre a história na roda de conversa. Sugestões de perguntas:  Por que a mãe dos porquinhos expulsou eles de casa? Por que eles eram mal criados? Por que o lobo ficou triste? As atitudes dos porquinhos eram boas ou más? Porque? Os porquinhos mudaram suas atitudes? Reflita junto com as crianças explicando que as boas atitudes levam a uma boa convivência. Pergunte as crianças o que elas podem fazer para ter uma boa convivência com os colegas, professores e funcionários da escola? 
Esta atividade poderá ser aplicada de forma remota. Refletir com as crianças sobre seus comportamentos em casa, na escola ou até mesmo na aula virtual é importante para formar um espirito de convivência saudável no ambiente coletivo. 

Atividade 2
O professor irá propor aos alunos que desenhem sobre as atitudes negativas vistas na história. Quando os alunos terminarem os desenhos, peça para que cada um compartilhe seus desenhos dizendo  uma atitude positiva para cada comportamento dos porquinhos. Esta atividade pode ser aplicada de forma remota. 

Atividade 3 
Peça as crianças que listem algumas atitudes positivas que podem ser aplicadas por elas na sala de aula e demais locais da escola. Listem também atitudes negativas que devem ser evitadas por elas na sala de aula. No caso de crianças que ainda não saibam escrever, o professor será o escriba, usando a lousa para escrever as palavras ditadas pelos alunos. Para as crianças maiores que já sabem escrever o professor dará  oportunidade para que cada uma escreva as palavras que expressem atitudes negativas e positivas. Como: xingar, bater, beliscar, maltratar, incomodar, perdoar, gostar, ajudar, etc. Poderá usar as carinhas tristes e alegres para cada atitude. Feito isso o professor fará um painel para que seja consultado sempre pelas crianças. 

Para aplicar de forma remota por vídeo chamada: mesmo de forma remota existem regras e comportamentos que devem ser seguidos para que não haja tumulto na aula. O professor poderá trocar as atitudes presenciais descritas acima para as atitudes remotas que o aluno deve observar na hora da aula como por exemplo: manter o microfone desligado durante a explicação do professor. Ligar a câmera quando for solicitado.  Não falar todos ao mesmo tempo! "Levantar" a mão para falar. Esperar a vez de falar. Entre outras atitudes que o professor achar necessárias abordar. 
Regras para enviar as famílias que poderá ser impressas para ficar no local de estudos da criança.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Regras e combinados
Algumas sugestões de regras e combinados para a sala de aula Aqui!



Materiais utilizados nesta aula:

Vídeo: Os Três Porquinhos Malcriados e o Lobo Bom - O Baú da Camilinha, Cartolina e canetinha para o painel, lousa  e marcador de quadro, papel e lápis.  


Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Fontes de consulta 
http://cebompastorituporanga.blogspot.com/2011/05/os-tres-porquinhos-malcriados-e-o-lobo.html

https://ferramentapedagogica.blogspot.com/2009/04/plaquinhas-de-combinacoes.html

Um comentário:

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

👉Plano completo no final da página👇  Formas Geométricas na Educação Infantil Ensinar formas geométricas na educação infantil é uma ativida...