Planejamento para a primeira semana de aula nome e identidade - Educação Infantil BNCC



Nome e identidade na Educação infantil 

Plano de aula para trabalhar na primeira semana de aula. A construção da identidade se dá pela convívio com as pessoas e interação com o meio. A auto imagem é também construída a partir das relações estabelecidas nos grupos de convivências. Neste plano será trabalhado o nome da criança associando a sua imagem (fotografia) e as suas características físicas. É necessário contextualizar as aprendizagens fazendo ligação com o tema estudado.

A proposta é construir um álbum de fotos da turma focando na identidade de cada aluno a partir do nome da criança. O seguinte plano atende as propostas da BNCC para educação infantil, faixa etária de crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

Trabalhar o nome e a identidade nas turmas da educação infantil é essencial para o desenvolvimento da autoestima e do senso de pertencimento das crianças. Ao reconhecer e valorizar o próprio nome, a criança começa a construir sua identidade pessoal, sentindo-se única e especial. 

Atividades que envolvem o nome ajudam a desenvolver habilidades de linguagem e escrita, além de fortalecer a memória e a associação simbólica. Além disso, explorar a identidade, incluindo aspectos culturais e familiares, promove o respeito à diversidade e contribui para a formação de uma visão positiva de si mesma e dos outros, criando uma base sólida para a convivência em sociedade.

Plano de aula educação infantil

Tema: Nome e Identidade

Campos de experiências

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Faixa etária:

Crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrito espontânea) de fotos desenhos e outras formas de expressão.

Objetivos específicos

Identificar sua imagem (foto) diferenciando dos demais colegas.

Escrever seu nome para identificar seus pertences.

Fazer um autorretrato descrevendo suas características físicas.

Organização

É importante trabalhar o nome da criança associando a sua identidade. Poderá ser solicitado aos responsáveis fotos de seus filhos para esta atividade. O professor montará um álbum da turma, neste álbum haverá fotos os nomes e preferências de cada criança. Professor fará uma página para cada criança.

Atividade 1

Identificando sua foto e diferenciando-as dos demais colegas

Em roda, o professor espalhará as fotos das crianças e solicitará que cada uma identifique sua foto e fale o seu nome em voz alta, dizendo suas características. Antes o professor conversará com a turma sobre a importância dos nomes e também sobre as características de cada um.

Atividade 2

Escrevendo o seu nome

Proponha as crianças que escrevam seus nomes a partir de fichas contendo os nomes das crianças e suas fotos de gula mesmo que as crianças ainda não tenham construído o sistema de escrita. Esses nomes irão compor o álbum da  turma.

Atividade 3

Eu gosto de...

Em roda, o professor conversará com a turma sobre as preferências de cada criança. O professor irá propor que cada criança desenhe suas preferências de brincadeiras, brinquedos, animais, comidas e jogos e essas preferências irá compor o álbum da tua.

Atividade 4

Escrevendo seus nomes nos pertences

Nesta atividade a criança irá fazer associação do nome a seus pertences, diferenciando os pertences e os nomes dos colegas. O professor distribuirá etiquetas para as crianças escreverem os seus nomes explicará que essas etiquetas serão para identificarem seus objetos pessoais.

Atividade 5

Eu sou assim...

Nesta atividade a criança fará um autorretrato. Explique para a criança o que é um autorretrato usando exemplos de artistas. Solicite a criança que faça um autorretrato descrevendo a si mesma e escrevendo seu nome no seu desenho.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Recursos utilizados

Fotos individuais de cada aluno da turma;

Lápis de cor, folha branca;

Ficha com os nomes e fotos das crianças.

Para ampliar e salvar clique na imagem do plano






7 comentários:

  1. Parabéns professora Cláudia, vou fazer com a minha turminha, é a minha primeira vez no pré de 4 anos, amei as atividades, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Seu comentário me deixa muito motivada!

      Excluir
    2. seus planos de aula são maravilhosos parabéns ,nos ajuda bastante.

      Excluir

Projeto de Leitura Completo para trablahar o gosto pela leitura na Educação Infantil e Alfabetização

PROJETO DE LEITURA: ENCANTANDO-SE COM A LITERATURA INFANTIL 1. Identificação Público-alvo: Crianças da Educação Infantil (4 a 5 anos) e ...