Nome e identidade na Educação infantil
Trabalhar o nome e a identidade nas turmas da educação infantil é essencial para o desenvolvimento da autoestima e do senso de pertencimento das crianças. Ao reconhecer e valorizar o próprio nome, a criança começa a construir sua identidade pessoal, sentindo-se única e especial.
Atividades que envolvem o nome ajudam a desenvolver habilidades de linguagem e
escrita, além de fortalecer a memória e a associação simbólica. Além disso,
explorar a identidade, incluindo aspectos culturais e familiares, promove o
respeito à diversidade e contribui para a formação de uma visão positiva de si
mesma e dos outros, criando uma base sólida para a convivência em sociedade.
Plano de aula educação infantil
Tema: Nome e Identidade
Campos de experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Faixa etária:
Crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre
suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrito espontânea) de
fotos desenhos e outras formas de expressão.
Objetivos específicos
Identificar sua imagem (foto) diferenciando dos demais
colegas.
Escrever seu nome para identificar seus pertences.
Fazer um autorretrato descrevendo suas características físicas.
Organização
É importante trabalhar o nome da criança associando a sua
identidade. Poderá ser solicitado aos responsáveis fotos de seus filhos para
esta atividade. O professor montará um álbum da turma, neste álbum haverá fotos
os nomes e preferências de cada criança. Professor fará uma página para cada
criança.
Atividade 1
Identificando sua foto e diferenciando-as dos demais colegas
Em roda, o professor espalhará as fotos das crianças e
solicitará que cada uma identifique sua foto e fale o seu nome em voz alta,
dizendo suas características. Antes o professor conversará com a turma sobre a
importância dos nomes e também sobre as características de cada um.
Atividade 2
Escrevendo o seu nome
Proponha as crianças que escrevam seus nomes a partir de
fichas contendo os nomes das crianças e suas fotos de gula mesmo que as
crianças ainda não tenham construído o sistema de escrita. Esses nomes irão
compor o álbum da turma.
Atividade 3
Eu gosto de...
Em roda, o professor conversará com a turma sobre as
preferências de cada criança. O professor irá propor que cada criança desenhe
suas preferências de brincadeiras, brinquedos, animais, comidas e jogos e essas
preferências irá compor o álbum da tua.
Atividade 4
Escrevendo seus nomes nos pertences
Nesta atividade a criança irá fazer associação do nome a seus
pertences, diferenciando os pertences e os nomes dos colegas. O professor
distribuirá etiquetas para as crianças escreverem os seus nomes explicará que
essas etiquetas serão para identificarem seus objetos pessoais.
Atividade 5
Eu sou assim...
Nesta atividade a criança fará um autorretrato. Explique
para a criança o que é um autorretrato usando exemplos de artistas. Solicite a
criança que faça um autorretrato descrevendo a si mesma e escrevendo seu nome
no seu desenho.
Recursos utilizados
Fotos individuais de cada aluno da turma;
Lápis de cor, folha branca;
Ficha com os nomes e fotos das crianças.
Para ampliar e salvar clique na imagem do plano
Parabéns professora Cláudia, vou fazer com a minha turminha, é a minha primeira vez no pré de 4 anos, amei as atividades, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada!!! Seu comentário me deixa muito motivada!
ExcluirParabéns Claudia
ResponderExcluirObrigada!!! Valeu!
Excluir