Nome e identidade na Educação infantil
Trabalhar o nome e a identidade nas turmas da educação infantil é essencial para o desenvolvimento da autoestima e do senso de pertencimento das crianças. Ao reconhecer e valorizar o próprio nome, a criança começa a construir sua identidade pessoal, sentindo-se única e especial.
Atividades que envolvem o nome ajudam a desenvolver habilidades de linguagem e
escrita, além de fortalecer a memória e a associação simbólica. Além disso,
explorar a identidade, incluindo aspectos culturais e familiares, promove o
respeito à diversidade e contribui para a formação de uma visão positiva de si
mesma e dos outros, criando uma base sólida para a convivência em sociedade.
Plano de aula educação infantil
Tema: Nome e Identidade
Campos de experiências
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Faixa etária:
Crianças pequenas de 4 anos a 5 anos e 11 meses
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre
suas vivências por meio da linguagem oral e escrita (escrito espontânea) de
fotos desenhos e outras formas de expressão.
Objetivos específicos
Identificar sua imagem (foto) diferenciando dos demais
colegas.
Escrever seu nome para identificar seus pertences.
Fazer um autorretrato descrevendo suas características físicas.
Organização
É importante trabalhar o nome da criança associando a sua
identidade. Poderá ser solicitado aos responsáveis fotos de seus filhos para
esta atividade. O professor montará um álbum da turma, neste álbum haverá fotos
os nomes e preferências de cada criança. Professor fará uma página para cada
criança.
Atividade 1
Identificando sua foto e diferenciando-as dos demais colegas
Em roda, o professor espalhará as fotos das crianças e
solicitará que cada uma identifique sua foto e fale o seu nome em voz alta,
dizendo suas características. Antes o professor conversará com a turma sobre a
importância dos nomes e também sobre as características de cada um.
Atividade 2
Escrevendo o seu nome
Proponha as crianças que escrevam seus nomes a partir de
fichas contendo os nomes das crianças e suas fotos de gula mesmo que as
crianças ainda não tenham construído o sistema de escrita. Esses nomes irão
compor o álbum da turma.
Atividade 3
Eu gosto de...
Em roda, o professor conversará com a turma sobre as
preferências de cada criança. O professor irá propor que cada criança desenhe
suas preferências de brincadeiras, brinquedos, animais, comidas e jogos e essas
preferências irá compor o álbum da tua.
Atividade 4
Escrevendo seus nomes nos pertences
Nesta atividade a criança irá fazer associação do nome a seus
pertences, diferenciando os pertences e os nomes dos colegas. O professor
distribuirá etiquetas para as crianças escreverem os seus nomes explicará que
essas etiquetas serão para identificarem seus objetos pessoais.
Atividade 5
Eu sou assim...
Nesta atividade a criança fará um autorretrato. Explique
para a criança o que é um autorretrato usando exemplos de artistas. Solicite a
criança que faça um autorretrato descrevendo a si mesma e escrevendo seu nome
no seu desenho.
Recursos utilizados
Fotos individuais de cada aluno da turma;
Lápis de cor, folha branca;
Ficha com os nomes e fotos das crianças.
Para ampliar e salvar clique na imagem do plano
Parabéns professora Cláudia, vou fazer com a minha turminha, é a minha primeira vez no pré de 4 anos, amei as atividades, obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirObrigada!!! Seu comentário me deixa muito motivada!
Excluirseus planos de aula são maravilhosos parabéns ,nos ajuda bastante.
ExcluirObrigada por seu feedback! Valeu!!!
ExcluirParabéns Claudia
ResponderExcluirObrigada!!! Valeu!
ExcluirGostei
ResponderExcluir