Plano de aula com atividades socioemocionais para crianças da Educação Infantil e Alfabetização BNCC

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/02/plano-de-aula-com-atividades-socio.html

💜Alfabetização

Habilidades da BNCC para o Ensino Fundamental - Ensino Religioso/ 1º ano

(EF01ER01) Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental/Práticas de Linguagem Oralidade
Escrita
(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).


Objetos de conhecimento:
O eu, o outro e o nós
Relato oral/Registro formal e informal

Clique 👇na imagem e assista ao vídeo Explorando as emoções para crianças 



💛Educação Infantil

Campo de experiências da BNCC:
O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.
(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.
Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.


Público Alvo:
Educação Infantil 4 e 5 anos. Também pode ser trabalho com Ensino Fundamental I (adaptar as atividades de acordo com a faixa etária).


Tempo estimado: 6 aulas

Objetivos específicos 
Reconhecer os diferentes tipos de emoções e sentimentos nas pessoas a sua volta.
Demonstrar empatia pelos colegas de classe e pelos professores e funcionários da escola.
Expressar suas ideias e emoções as pessoas a sua volta.
Usar suas habilidades manuais para desenhar, pintar e jogar.



O Monstro das cores em PDF 

 O Mostro das cores em vídeo 

 Para adquirir livro O Monstro da cores

Acesse o nosso Telegram clicando na imagem e veja materiais exclusivos!

Atividade inicial 
Conte a história o monstro das cores para as crianças e em seguida comente sobre as emoções que aparecem na história. É importante que as crianças reconheçam e nomeiem as emoções. Deixe que as crianças compartilhem suas experiências em relação a cada emoção vista na história. Dê oportunidade para que as elas falem a respeito das emoções, sentimentos e maneiras de agir em determinadas situações. Pergunte a elas sobre as características das emoções descritas no livro e se acontece com elas como na história. Pergunte, também se essas situações acontecem com as pessoas que estão a sua volta. É importante que as crianças entendam que é normal se sentir triste às vezes, sentir um pouco de medo, porém nenhum desses sentimentos pode ser constante e desproporcional. O papel do educador é explorar as emoções, identificá-las no cotidiano da criança e mostrar o quanto cada uma é importante. Vale ressaltar que, quando as emoções estão desequilibradas, tudo fica desproporcional e pode fazer mal. 


Modelos de mensagens para volta às aulas no final da página! 

Atividade 1 

Após contar a história, proponha aos alunos que cada um desenhe a emoção que está sentindo no momento. Para as crianças pequenas que ainda não sabem escrever, peça que mostrem seus monstros e expliquem oralmente as emoções que foram desenhadas  por elas.  Para trabalhar de forma remota por vídeo chamada, o professor pedirá que os alunos desenhem o monstro das cores representando seu estado emocional naquele momento. Logo em seguida mostrar seus desenhos explicando a emoção que foi desenhada.  

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/02/plano-de-aula-com-atividades-socio.html

Atividade 2

Arrumando as emoções

Forma alternativa para se aplicar está atividade. Poderá ser feita usando copos descartáveis  para ser os potes e papeis coloridos cortados em pedaços representando as emoções. O professor poderá distribuir para cada aluno um saquinho contendo papeis de todas as cores das emoções descritas na história. Essas cores (emoções) vão estar misturadas e os alunos vão separá-las em cada copo. O professor poderá colar um pedaço de papel colorido em cada copo para diferenciar as emoções ou mesmo colocar os nomes das emoções nos copinhos. 

Para trabalhar de forma remota por vídeo chamada, o professor poderá colocar os recipientes numa mesa e colar os nomes das emoções (ou a cor que representa cada emoção) Também colocará em um recipiente transparente vários papeis cortados (misturados) com as cores que representam as emoções descritas no livro e perguntará aos alunos em que recipiente será arrumado cada emoção. A medida que os alunos forem respondendo o professor distribuirá os papeis coloridos nos recipientes indicados. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/02/plano-de-aula-com-atividades-socio.html


Mais sugestões de atividades aqui!

Atividade 3

Jogo da memória das emoções  

Imprima a cartela duas vezes para construir o jogo. Esse joguinho poderá ser oferecido como dever de casa. O professor poderá colocar esse jogo em saquinhos e dar como lembrancinhas de volta às aulas. Modelos de mensagens para lembrancinhas no final da página. A criança poderá jogar sozinha ou com um familiar. No dia seguinte, o professor irá conversar com as crianças sobre as experiências  e nomeando as emoções vistas no jogo.  

Como jogar: Vire as cartas para baixo, embaralhe e espalhe pela mesa. Cada jogador deverá levantar duas cartas de uma vez, tentando encontrar o par. Se a segunda carta virada for diferente da primeira, o jogador deverá devolver as duas, com o desenho para baixo, e passar a vez.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/02/plano-de-aula-com-atividades-socio.html

Atividade 4

Trilha das emoções

Para esse  jogo vai precisar de um dado que poderá ser feito de papelão (modelo abaixo). Tampinhas de garrafas para marcar a casa. Esse jogo poderá ser jogado por duas ou mais pessoas. As tampinhas de cada participante ficam no local da largada. Poderá ser escolhido quem irá sair na frente pelo sorteio. O participante joga o dado e o número que cair vai indicar a casa que o participante irá ficar até a próxima jogada. A cada casa que o participante cair terá que ler a frase e completá-la.  E assim vai passando a vez para os demais até que o primeiro que chegar no final da trilha, ganha a partida  e os demais terão  jogar até completar a trilha.  

Formas alternativas de aplicar (para manter o distanciamento social) O professor poderá representar a trilha em um cartaz ou desenhá-la no quadro para que toda turma participe do jogo. Ainda poderá numerar e colocar as frases em um saquinho para sortear um aluno, aquele que for sorteado completará a frase e indicará um aluno para completar a próxima frase. Ou poderá fazer fazer como no jogo anterior, dar para as crianças como lembrancinhas para levar para casa ou como dever de casa e depois compartilhar suas experiências no grupo da sala.  Modelos de mensagens para lembrancinhas no final da página. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/2021/02/plano-de-aula-com-atividades-socio.html




Modelos de mensagens para volta às aulas 

Mensagem de lembrancinhas para borracha


Mensagem de lembrancinhas para lápis

Mensagem de lembrancinhas para lápis 

Mensagem de lembrancinhas para colocar no saquinho 

Fonte de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

👉Plano completo no final da página👇  Formas Geométricas na Educação Infantil Ensinar formas geométricas na educação infantil é uma ativida...