Atividades e Plano de Aula Cores para Educação e Infantil e Alfabetização BNCC


👉Plano completo no final da página👇

A Importância de Trabalhar Cores na Educação Infantil

O aprendizado das cores é um dos primeiros passos no desenvolvimento cognitivo e sensorial das crianças na educação infantil. Mais do que apenas identificar e nomear cores, trabalhar com elas ajuda a desenvolver habilidades fundamentais, como percepção visual, linguagem, criatividade e socialização. Veja 👉Livro a Batalha das Cores

Por Que Trabalhar Cores?

1. Estimula o Desenvolvimento Cognitivo


As crianças aprendem a reconhecer, classificar e diferenciar objetos com base nas cores.

Trabalhar cores ajuda no aprendizado de conceitos básicos como igual, diferente, claro, escuro, entre outros.

A prática de identificar cores prepara as crianças para aprendizagens futuras em matemática (agrupamentos e padrões) e ciência (mistura de cores, observação da natureza).

2. Aprimora a Percepção Visual

O contato com diferentes tons e combinações melhora a capacidade de observar o ambiente ao redor.

Identificar cores em objetos, roupas ou natureza reforça a atenção aos detalhes.

3. Desenvolve a Linguagem

Nomear cores enriquece o vocabulário e incentiva a construção de frases descritivas.

As crianças aprendem a usar palavras para expressar o que veem e sentem, como “a bola azul” ou “o céu está cinza”.

4. Promove o Desenvolvimento Motor


Atividades relacionadas às cores, como pintar, recortar ou separar objetos por tonalidades, ajudam a desenvolver a coordenação motora fina.

Brincadeiras que envolvem misturar cores (com tintas ou massinhas, por exemplo) estimulam habilidades motoras e sensoriais.

5. Facilita a Expressão de Emoções


As cores são associadas a sentimentos e estados emocionais. Trabalhá-las ajuda as crianças a identificar e expressar emoções, como o amarelo para alegria ou o azul para calma.

Essa relação também contribui para o desenvolvimento da inteligência emocional.

6. Incentiva a Criatividade e a Imaginação


Explorar diferentes combinações e aplicações das cores estimula a criatividade das crianças, permitindo que elas expressem suas ideias de maneira única.

Trabalhar com cores em atividades artísticas (como pintura ou colagem) permite liberdade de experimentação.

7. Promove a Socialização


Atividades coletivas envolvendo cores incentivam a interação entre as crianças, promovendo habilidades de colaboração, compartilhamento e trabalho em equipe.

Como Trabalhar Cores na Educação Infantil

1. Atividades Práticas

Pintura e Desenho: Ofereça lápis, giz de cera ou tintas coloridas para que as crianças explorem livremente.

Mistura de Cores: Mostre como cores primárias se combinam para formar novas cores, incentivando experimentações.

2. Exploração do Ambiente

Realize passeios ou brincadeiras onde as crianças identifiquem cores na natureza, como flores, céu, árvores, ou mesmo em suas roupas.

3. Jogos e Brincadeiras

Separação por Cores: Use objetos coloridos para que as crianças agrupem ou classifiquem por cor.

Bingo das Cores: Crie cartelas com cores diferentes e desafie as crianças a identificar as cores corretas.

4. Relação com Emoções

Use histórias ou atividades que relacionem cores a sentimentos, como o livro O Monstro das Cores (Anna Llenas).

5. Atividades Sensoriais

Trabalhe com materiais coloridos e táteis, como massinhas, tecidos ou areia colorida, para estimular os sentidos.

Trabalhar cores na educação infantil vai muito além da simples identificação visual. É uma prática que estimula o desenvolvimento global da criança, desde habilidades cognitivas até emocionais e sociais. As cores são uma porta de entrada para o aprendizado significativo, conectando o mundo ao redor ao universo criativo das crianças. 🌈

Plano de aulas Cores 


👉Educação infantil 

Campo de Experiências da BNCC:
Traços, sons, cores e formas

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento BNCC
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

Faixa etária: crianças pequenas de 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa etária)

👉Alfabetização 

Arte/Artes visuais/1º ano/ Ensino Fundamental 

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)

Objeto do conhecimento 
Elementos da linguagem

Objetivos específicos
Identificar as cores primárias e secundárias.
Produzir cores secundarias a partir das primárias.
Produzir pinturas com cores primárias e secundarias.

👉A história A Batalha das Cores em vídeo👇





Atividade inicial

Gráfico de cores 
Para iniciar a sequência de atividades, apresente as cores para as crianças perguntando suas cores preferidas. O professor poderá fazer um gráfico das preferências de cores da turma. Em seguida discutir o resultado do gráfico com a turma. Qual das cores teve mais preferências entre o alunos? Por que razão essa cor foi a escolhida? Entre outras perguntas. 

Sobre as cores... 

O vermelho, o azul e o amarelo são as cores puras. Chamadas de cores primárias




O verde, o laranja e o roxo são cores secundárias. A cores secundárias são união de duas cores primárias, por exemplo, verde (azul e amarelo), laranja (amarelo e vermelho) e roxo ou violeta (vermelho e azul).




Já o rosa é um exemplo de cores terciarias. rosa, ou ainda cor-de-rosa, é uma cor intermediária entre magenta e o vermelho. 


Atividade 1 

A mágica das cores🎩
Faça a brincadeira das misturas das cores. O professor poderá usar a folha de atividade abaixo, ou, ainda,  poderá fazer a mistura das cores usando copos com corante alimentício diluído em água ou/e tinta guache para passar nas palmas das mãos e esfregar uma mão na outra para obter as cores secundárias.  


Atividade 2

Reconhecendo as cores

Nestas atividades os alunos irão identificar as cores. Para os alunos da alfabetização, será pedido para que escrevam os nomes das cores. Já para as crianças da educação infantil será pedido que verbalizem os nomes das cores.



Atividade 3 

Percepção de cores 
Oriente aos alunos a olharem as figuras percebendo a cor dominante dentro de cada uma delas. O aluno irá colar na tabela a cor indicada. 




Atividade 4

Identificando as cores
Este trabalho pode ser feito com papel picado colorido para colar nas cores indicadas no arco-íris ou com tinta das cores apresentadas na atividade, usado os dedos para colorir. Objetivo da atividade é identificar as cores e trabalhar coordenação motora fina. 



Atividade 5  

Atividade prática sobre as cores. Como fazer no 👉Instagram




 

Materiais:
Folhas contendo as atividades, tinta de cores variadas, papel colorido, corante alimentícios, tesoura. 

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

👉Plano completo no final da página👇  Formas Geométricas na Educação Infantil Ensinar formas geométricas na educação infantil é uma ativida...