Avaliação Inicial Diagnóstica na Educação Infantil Crianças pequenas BNCC

 


Avaliação inicial diagnóstica é um momento muito importante do planejamento do professor. Ela define os próximos pontos do planejamento a serem construídos. Também é o ponto de partida para como ensinar e o que será ensinado?  

O que avaliar nos campos de experiências da BNCC?

Na creche e na pré-escola as crianças vão desenvolver aprendizagens de forma progressiva, ou seja, os conhecimentos vão sendo construídos gradativamente a medida que as crianças vão avançando no processo de aprendizagem. 

Alguns conhecimentos que precisamos observar de acordo com a faixa etária da criança. A criança de 4 e 5 anos deve já ter construído alguns conhecimentos nas faixas etárias anteriores de acordo com a síntese de aprendizagem apresentada na BNCC. "Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a ser explorados em todo o segmento da Educação Infantil" (BNCC) Vejamos alguns conhecimentos que as crianças precisam desenvolver durante a educação infantil: 



De acordo com as DCNEI, em seu Artigo 9º, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa da Educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.  Considerando que, na Educação Infantil, as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças têm como eixos estruturantes as interações e a brincadeira, assegurando-lhes os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. (BNCC)

COMO DEVE SER FEITO O DIAGNÓSTICO INICIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL? 
Para avaliar as habilidades e competências na educação infantil, o professor deve observar no seu planejamento as diversas formas de avaliar e fazer o diagnóstico nesta modalidade.  As atividades lúdicas é uma forma natural de saber quais as habilidades foram construídas e quais ainda faltam construir pelos alunos da turma. As brincadeiras, os jogos educativos, atividades com brinquedos, dança, música e exercícios físico são excelentes ferramentas para isso. 


👉IMPORTANTE 
Disponibilizamos um modelo de ficha de avaliação diagnóstica envolvendo cada campo de experiências. A criança de 4 e 5 anos devem ter desenvolvido alguns conceitos das séries anteriores para dar prosseguimento ao aprendizado de sua série atual.  Essas fichas apresentam conceitos básicos para o diagnóstico da turma de 4 e 5 anos. Para cada campo de experiências indicamos sugestões de atividades práticas para esse diagnóstico. As fichas  apresentam o SIM ou NÃO, mas nas observações você pode colocar se o aluno alcançou parcialmente aquele objetivo e que ainda faltam algumas aprendizagens a serem desenvolvidas.    

FICHAS DE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

























Fonte de consulta: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://educacaoinfantil.aix.com.br/avaliacao-na-educacao-infantil-de-maneira-ludica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

👉Plano completo no final da página👇  Formas Geométricas na Educação Infantil Ensinar formas geométricas na educação infantil é uma ativida...