Plano de Atividades e Ações para trabalhar o Maio Laranja na escola


Maio Laranja

Trabalhar o Maio Laranja com as crianças é fundamental para a conscientização sobre a prevenção e proteção dos pequenos. Essa campanha tem o objetivo de educar e proteger as crianças, garantindo que conheçam seus direitos e saibam identificar situações de risco.

Por que é importante?

Prevenção e Autoproteção – Ensinar as crianças sobre o respeito ao próprio corpo, limites e a importância de dizer “não” em situações desconfortáveis.


Quebra do Silêncio – Muitas crianças sofrem abusos, mas não falam por medo ou falta de informação. O diálogo aberto e acessível as encoraja a relatar qualquer problema.


Fortalecimento dos Vínculos – Ao abordar o tema de forma lúdica e respeitosa, fortalecemos o vínculo de confiança entre crianças, professores e familiares.


Sensibilização da Sociedade – Além das crianças, a campanha alerta pais, educadores e toda a comunidade sobre a importância de proteger a infância e denunciar casos de violência.

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Como trabalhar o tema na educação infantil?


Histórias e Contos – Utilizar livros e personagens que abordam o tema da proteção infantil.

Teatrinhos e Brincadeiras – Dramatizações e jogos para ensinar sobre limites e segurança de forma lúdica.

Atividades de Arte – Desenhos, colagens e cartazes que reforcem a ideia do cuidado e proteção.

Conversas Mediadas – Criar momentos de diálogo para que as crianças se sintam à vontade para expressar seus sentimentos e dúvidas.

🚸💛👉Assista ao vídeo de uma linda história infantil "O segredo do pequeno Sol" para trabalhar de forma leve e cativante na sala de aula. 👇



O Maio Laranja não deve ser apenas um mês de reflexão, mas um compromisso contínuo para garantir uma infância segura e protegida. 🚸💛

Tema da aula: Maio Laranja 

Campos de experiências da BNCC

O eu, o outro e o nós

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação. 


Objetivos de aprendizagem da BNCC

Faixa etária: crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

(EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.


Faixa etária: crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.


Objetivos específicos:

Diferenciar situações de carinhos daquelas que causam constrangimento pelo toque não autorizado.    

Expressar pensamentos, sentimentos e opiniões sobre a história contada, fazendo relações com situações vividas no dia a dia.  

Identificar situações de constrangimento, associando ações de não consentimento.

Adaptar as atividades de acordo com a faixa etária


Orientações:

Antes de abordar esse tema em sala, deve-se conversar com as famílias das crianças. É importante explicar para os responsáveis sobre a importância do tema. Compartilhar com os responsáveis o material que será trabalhado no projeto. Envolver as famílias neste projeto poderá ser mais produtivo e significativo para as crianças. de Crianças e Adolescentes, com intuito realizar ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade de trabalhar o tema para prevenir situações de constrangimento e   Fazendo assim, uma corrente do bem!

Informações sobre o livro 

O livro aborda o tema de uma forma bem leve, apesar de ser um tema sensível e difícil de se falar com crianças tão pequenas. A leitura pode ser compartilhada com crianças de três anos para cima. Pipo e Fifi são dois monstrinhos engraçadinhos que vão colocando diversas situações e diferenciando situações de cuidado e proteção de situações de constrangimento e não permissão. Livro de Caroline Acari Pipo e Fifi Ensinando formas de proteção. LIVRO EM VÍDEO 👉AQUI      LIVRO PDF👉 AQUI


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Apresente o livro às crianças, deixando que elas vejam as imagens e explorem o livro! É um livro com imagens coloridas e vibrantes, as crianças vão se interessar pela história e vão ficar mais atentas ao ouvir a leitura. Faça perguntas sobre a história e o que será que ela quer dizer? 

Leia a história usando PLAQUINHAS  de SIM e de NÃO para chamar a atenção das crianças para as situações positivas e negativas que acontecem na história!

Plaquinhas do SIM e do NÃO

Recorte as plaquinhas e vai mostrando as crianças de acordo com os toques DO SIM e DO NÃO que  aparecem na história. 


Conhecendo o meu corpo e nomeando suas partes

Enquanto conta a história  nomei junto com as crianças as partes do corpo a qual não deve ser tocadas sem a permissão delas. Mostre a imagem do  próprio livro que é muito explicativa e se aproxima da linguagem que é usada no dia a dia da criança. Converse com as crianças sobre a questão levando a criança a pensar em ter  reações diante de uma tentativa de violação do seu corpo. No meu corpo ninguém toca sem a minha permissão. 



Aprendendo a dizer não!
Após a leitura da história, converse com as crianças para saber suas compreensões sobre o exposto. Exponha para criança situações em que as pessoas adultas do ciclo de convivência da criança como a família, os cuidadores infantis de creche tem permissão para higienizar, mas se um amigo ou adulto pedir para ver ou tocar em suas partes do corpo que não devem ser tocadas, DIGA NÃO, fazendo como o Pipo da histórinha que ouvimos! 👉Para maior interação das crianças com o exposto, faça um cartaz com imagens de meninas e meninos em tamanho natural e peça as crianças que coloquem as mãozinhas do Não nas partes do corpo que não podem ser tocadas sem a permissão delas.  




Conte para alguém que você confia 
Esteja aberto e atento para as reações dos pequenos sobre o assunto! Assim como na história, diga às crianças que elas podem proteger seu corpo de qualquer mal e que existem pessoas que podem confiar e contar para elas quando alguma coisa as incomodam. Cite o exemplo do livro: Fifi e Pipo confiam na professora, Dona Sofia! Pergunte as crianças sobre as pessoas que elas podem confiar! Assim como no livro, as crianças podem desenhar as pessoas que elas confiam para contar o que quiser, seja qual for a situação.  





Materiais:
Leitura da história: Pipo e Fifi , folhas de atividades, lápis de cor e folha.

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de pesquisas 

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/como-conversar-com-criancas-pequenas-sobre-o-que-e-abuso-sexual-infantil/

https://jus.com.br/artigos/90609/educacao-infantil-como-meio-de-prevencao-ao-abuso-sexual

http://luciliadiniz.com/chega-de-abuso/

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

https://www.sedhast.ms.gov.br/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes/

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