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O Plano Educacional
Individualizado (PEI) é definido como um guia que estabelece um planejamento
escolar individualizado, que contém as necessidades específicas do aluno, a
avaliação e a revisão devem ser realizadas periodicamente.
Todas as pessoas
têm capacidade de aprender, mas cada uma tem o seu tempo, seu ritmo e as suas
necessidades. O que podemos observar que nem todas as propostas pedagógicas
apresentadas alcançam todos os alunos igualmente, por isso devemos ter um olhar
diferente para cada indivíduo.
Na proposta
individualizada (PEI) é iniciada com uma investigação com a escuta minuciosa
dos pais e da criança, além de uma avaliação inicial de conhecimentos básicos
de aprendizagem, desta forma compreender como se encontra o desenvolvimento da
criança naquele instante, a partir daí, é construído um plano de
desenvolvimento individual para que a criança alcance o pleno desenvolvimento
escolar, com metas e objetivos específicos.
O PEI é um
instrumento para o planejamento colaborativo entre a escola, a família, a
criança e outras parceiras dentro da própria comunidade onde a escola está
inserida, tendo como metas as aprendizagens e o desenvolvimento da autonomia do
aluno no processo.
Desta forma, o PEI
é um documento onde planejamos e acompanhamos o processo de aprendizagem e o
desenvolvimento de alunos com necessidades educativas especiais, levando em
conta, sempre, as especificidades de cada um. O plano educacional
individualizado (PEI) deve conter as habilidades já desenvolvidas no aluno e
aquelas que devem ser estimuladas como: a escolar, da vida diária, motoras e
sociais. As habilidades que serão desenvolvidas com o aluno, os objetivos
a serem alcançados pelo aluno, a metodologia, os recursos que serão utilizados
e a previsão de tempo para desenvolver tais
capacidades. Lembrando que o PEI vai ser usado tanto pela
escola quanto pelo profissional da área médica, e outros que acompanham esse
aluno.
Para que todas as
etapas do plano ocorram de forma satisfatória e redunde em benefícios para o
aluno é preciso que o professor, que tem este aluno incluso em sua de sala de
aula, conheça bem as peculiaridades deste aluno. Desta forma é necessária uma
avaliação inicial para criação do PEI. Assim como a avaliação inicial
(diagnóstica), a avaliação contínua também é muito importante dentro desse
processo, pois é ela que vai mostrar ao professor e toda equipe que acompanha o
aluno o que foi alcançado ou não dentro do período de aplicação do plano e se é
necessário revisar ou mesmo reestruturá-lo.
O Plano de ensino
individualizado dever seguir uma estrutura que vise o desenvolvimento dos
alunos por ele contemplados como: identificação da escola, do aluno e da equipe
de elaboração. Capacidades, interesses: O que já sabe? O que gosta de
fazer? Necessidades O que irá aprender? Tempo estimado: em quanto
tempo? Recursos e metodologias: O que utilizar e como? Profissionais
envolvidos na elaboração e execução. Quem?
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