Plano de aula Dia das Mães para o Maternal Educação Infantil crianças bem pequenas

 


💢Planejameto para trabalhar o tema Dia das Mães com as crianças do maternal, faixa etária da BNCC crianças bem pequenas. Histórias, atividades e ideias de apresentação.  

💜Educação Infantil

Tema da aula: Dia das Mães 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.)

Campos de Experiências  

Escuta, fala, pensamento e imaginação.

O eu, o outro e o nós 

Faixa etária: 

Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Maternal II

Tempo estimado: 6 aulas 

Objetivos específicos desta aula 

Fazer leitura de imagens e do seu próprio nome

Expressar suas preferências e vivências através de desenho.

Demonstrar empatia e interesse e acolher as diferenças.

Identificar características e diferenças entre sua mãe e as mães de seus colegas.  


Poderá gostar também de Atividade e jogos Dia das Mães

Livro: Mães de todos os tipos


Para iniciar o tema, conte a história MÃES DE TODOS OS TIPOS. o professor poderá usar o livro impresso, Vídeo Mães de todos os tipos ou  PDF Mães de todos os tipos

Deixe que as crianças explorem as imagens, antes mesmo de ouvir a história, seja no livro impresso ou no PDF.  Poderá fazer perguntas sobre o que elas veem nas imagens do livro.


1ª Atividade

Explorar as fotografias das mães

Faça uma galeria com as imagens das mães dos seus alunos. Esta galeria deve ficar ao alcance dos olhos dos pequenos.  Coloque na galeria, exemplo: mãe da Carol, e escreva o nome da mãe da Carol, assim fará com todos da turma. Converse com as crianças sobre as suas mães. Deixe que elas identifiquem suas mães olhando as fotos. Volte na história que foi contada e pergunte sobre os gostos e preferências de suas mães. Nesta hora faça eles refletirem sobre as diferenças e semelhanças  de cada mãe, seja na aparência física ou nas preferências. 


2ª Atividade

Eu sou da minha mãe

Novamente irá usar as imagens das mães. Faça corações com os nomes das crianças da turma. Um coração por criança um pouco maior que as fotografias de suas mães. Coloque as crianças em círculo sentadas no chão. Coloque os corações no chão e as fotografias de suas mães para que as crianças possam visualizar. Pegue um coração e leia o nome da criança e peça a turma para apontar para o dono do coração. Em seguida a professora entrega o coração a esta criança.  A criança que pegou o coração irá reconhecer sua mãe entre todas as fotografias. Depois que todos participaram da dinâmica, o professor irá prender as fotos das mães aos corações dos seus respectivos filhos.

3ª Atividade

Atividade de desenho e escrita 

Proponha a turma que desenhe um coração e escreva o nome de sua mãe. Para crianças menores o professor fará o coração a lápis e as crianças irão contornar com a tinta rosa escura.  O professor poderá escrever o nome da mãe ou responsável da criança.  Dica para trabalhar com as crianças que não tem suas mães presentes  A primeira folhinha são para crianças que tem suas mães presentes e a segunda folhinha são para aquelas crianças que não tem suas mães e são cuidadas por outras pessoas.  Aquele que cuida da criança na falta da mãe faz o papel de mãe na vida da criança. 




4ª Atividade 

Jogral Eu sou da minha mãe

Nesta atividade, o professor irá utilizar os corações que foram montados na atividade anterior. O professor irá colar os corações nas roupas das crianças e ensaiar para uma apresentação para o Dia das Mães.  Cada criança irá escolher a frase da história que mais representa sua mãe.  Poderá fazer como no exemplo abaixo.  Exemplo: Eu sou Carol de Ana Beatriz. Ela adora música.

Eu sou (nome do aluno) de (nome da mãe).  

Ela adora brincar.

Eu sou (....)  de (....)

Ela adora música

Eu sou (....)  de (....)

Ela adora praia.

Eu sou (....)  de (....)

Ela tem medo de barata.

Eu sou (....)  de (....)

Ela tem medo de aranha.

Eu sou (....)  de (....)

Ela só faz comidas gostosas.

Eu sou (....)  de (....)

Ela é muito legal.

Eu sou (....)  de (....)

Ela muito é vaidosa.

Eu sou (....)  de (....)

Ela é muito chorona

Eu sou (....)  de (....)

Ela gosta de tudo certinho.

Eu sou (....)  de (....)

Ela vive fazendo carinho.

Eu sou (....)  de (....)

Ela é uma graça e vive fazendo piada.


Materiais:
Livro: Mães de todos os tipos em PDF ou impresso, folhas de atividades, lápis de cor, tinta agache rosa .

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fontes de consultas:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

👉Plano completo no final da página👇  Formas Geométricas na Educação Infantil Ensinar formas geométricas na educação infantil é uma ativida...