Brincadeiras Folclóricas Plano de Atividades com as habilidades da BNCC


Plano de Atividades para uma semana, usando Brincadeiras Folclóricas no final da página, com as habilidades da BNCC.

O que é folclore?

Folclore é um termo que se refere ao conjunto de tradições, lendas, crenças, costumes, músicas, danças, festas populares e outros elementos culturais transmitidos oralmente de geração em geração em uma determinada região ou comunidade. É um patrimônio cultural imaterial que reflete a identidade e as experiências coletivas de um povo.

O folclore abrange expressões culturais tradicionais de um grupo específico, incluindo mitos, contos populares, provérbios, adivinhações, jogos, brincadeiras, artesanato e muito mais. Essas manifestações são passadas oralmente, muitas vezes sem autoria conhecida, e são mantidas vivas através da prática contínua e da transmissão de conhecimento de uma geração para outra.

O folclore está enraizado nas experiências, na história e na cultura de um povo, refletindo seus valores, crenças e modo de vida. Ele desempenha um papel importante na preservação da identidade cultural e na construção de uma conexão com o passado, transmitindo conhecimentos, tradições e saberes ancestrais.

Além disso, o folclore é uma fonte de inspiração artística, literária e musical, influenciando a criação de obras contemporâneas que refletem a riqueza e a diversidade cultural de uma região. O estudo e a preservação do folclore são essenciais para garantir a herança cultural de um povo e promover a compreensão e o respeito pela diversidade cultural em uma sociedade.


A importância das brincadeiras no desenvolvimento infantil

Na era da tecnologia vemos que muitas crianças estão priorizando os vídeos e os jogos eletrônicos. Acaba por acarretar a vida criança a dependências de telas que é um elemento negativo na educação e formação integral das crianças. Portanto, incentivar as brincadeiras tradicionais da nossa cultura é tão importante para o desenvolvimento físico e do imaginário infantil. Faça isso em todo ano letivo e não somente na semana do folclore. 

As brincadeiras folclóricas brasileiras são uma excelente maneira de envolver as crianças em atividades divertidas, educativas e cheias de tradição. Além de proporcionarem momentos de diversão, essas brincadeiras também promovem o desenvolvimento motor, a socialização e o aprendizado sobre a cultura do nosso país. Neste plano de atividades, apresentaremos algumas sugestões de como utilizar as brincadeiras folclóricas em um programa divertido para crianças.

As brincadeiras folclóricas oferecem uma variedade de atividades que promovem a diversão, o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Ao incorporar essas brincadeiras em um plano de atividades, é possível proporcionar momentos de interação social, estimular habilidades motoras e fortalecer o vínculo com a cultura popular brasileira. Essas atividades são uma maneira divertida e enriquecedora de envolver as crianças, proporcionando a elas.

Plano de Atividades usando Brincadeiras Folclóricas para Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental


Orientações:
Antes de começar as brincadeiras contextualize com as crianças, o que é folclore,  como as brincadeiras surgiram e  como ao longo tempo essas brincadeiras foram sendo incorporadas a nossa cultura. Trabalhe cada brincadeira de forma separada colocando suas origens e curiosidades. Dê a sua contribuição pessoal: falando sobre como você também se divertia na infância com essas brincadeiras. Lembre-se sempre de adequar as atividades às idades e as necessidades das crianças, garantindo a segurança e o bem-estar de todos. Todos devem participar não deixando nenhuma criança de fora.  Adequar as atividades é importante para aquelas que têm necessidades especiais. Quando não dê para adequar a brincadeira troque por outra.  

Duração: 5 dias (uma atividade por dia)

Faixa etária Educação Infantil:

Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Habilidades da BNCC para a educação infantil

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

1º E 2º ANOS do Ensino Fundamental

Componente curricular: Educação Física

Unidades Temáticas

Brincadeiras e jogos

Objetos de conhecimentos

Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.

Habilidades da BNCC:

(EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

(EF12EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem

Plano das brincadeiras folclóricas durante a semana

Dia 1: Ciranda, cirandinha

Como surgiu a brincadeira:

A "Cirandinha" é uma variação da ciranda, uma dança popular que tem origem em Portugal, mas que se popularizou em várias regiões do Brasil. A ciranda é uma roda formada por crianças e/ou adultos que dançam e cantam músicas tradicionais enquanto seguem o movimento circular. A ciranda pode ter várias brincadeiras associadas, e a "Cirandinha" é uma delas. Nessa brincadeira, as crianças cantam e dançam de mãos dadas ao redor de uma criança que está sentada no chão. Quando a música para, a criança no centro da roda deve escolher outra para substituí-la.


Atividade: Organize uma roda de ciranda com as crianças, preferencialmente em um espaço aberto, como um pátio ou parque. Ensine-as a cantar a música tradicional "Ciranda, cirandinha" e mostre os passos básicos da dança. Divida as crianças em pares para que elas pratiquem os movimentos em conjunto. Para finalizar, convide-as a criar sua própria música de ciranda, usando palavras e temas relacionados à sua rotina.

Objetivos:

Identificar as brincadeiras folclóricas como parte integrante cultura folclórica brasileira.

Participar de brincadeira como forma de desenvolver a coordenação motora.

Socializar-se e cooperar através do trabalho em equipe.

Dia 2: Amarelinha

Como surgiu a brincadeira:

A origem da "Amarelinha" remonta a tempos antigos, com registros de sua existência em várias culturas ao redor do mundo. Acredita-se que a brincadeira possa ter origem na Roma Antiga, onde era chamada de "picta lusoria" (jogo riscado) ou na Grécia Antiga, onde era chamada de "skellistra". No entanto, a versão mais conhecida e popularizada da amarelinha chegou ao Brasil por influência dos colonizadores portugueses. A brincadeira consiste em criar um diagrama no chão com quadrados numerados e pular de um pé só, sem pisar nas linhas, até alcançar o último número.

Atividade: Desenhe uma amarelinha em um espaço amplo, como o chão de um pátio ou quadra. Explique às crianças as regras básicas do jogo e demonstre como se joga. Deixe-as praticar pulando nos números, incentivando-as a manter o equilíbrio e seguir a sequência correta. Promova uma competição amigável entre as crianças para ver quem chega ao final primeiro.

Objetivos:

Adquirir habilidades motoras, como o equilíbrio e a coordenação.

Trabalhar o raciocínio lógico ao seguir a sequência numérica.

Dia 3: Peteca

Como surgiu a brincadeira:

A "Peteca" é uma brincadeira originária dos povos indígenas brasileiros, especialmente dos índios tupis-guaranis. Acredita-se que sua origem remonte a séculos atrás, sendo usada pelos indígenas como uma forma de entretenimento e prática esportiva. A peteca é um pequeno objeto feito tradicionalmente com penas e uma base de couro ou material sintético, com o formato de um "shuttlecock." O objetivo do jogo é mantê-la no ar, golpeando-a com as mãos ou com raquetes específicas, sem deixá-la cair no chão.

Atividade: Organize uma atividade de peteca em um espaço amplo, como um quintal ou uma quadra. Explique às crianças como segurar e bater a peteca com as mãos. Divida-as em duplas ou pequenos grupos e incentivo-as a jogar a peteca para cima, passando-a de um lado para o outro sem deixá-la cair no chão. Estimule a cooperação e o trabalho em equipe para manter a peteca no ar o máximo possível.

Objetivos:

Explorar a brincadeira desenvolvendo habilidades motoras, como reflexo e coordenação.

Demonstrar a cooperação e o trabalho em equipe.

Reconhecer a prática esportiva como competição saudável.

Dia 4: Bambolê

Como surgiu a brincadeira:

O "Bambolê" é uma brincadeira que ganhou popularidade na década de 1950, sendo criada originalmente nos Estados Unidos. O brinquedo consiste em um anel de plástico ou outro material resistente, que é girado ao redor da cintura, dos quadris ou de outras partes do corpo, usando-se movimentos rítmicos para mantê-lo em movimento. A brincadeira se rapidamente seguida pelo mundo, chegando ao Brasil e tornando-se uma das brincadeiras mais queridas por crianças e adultos.

Atividade: Providencie bambolês para cada criança. Ensine-as a girar o bambolê ao redor da cintura, quadris, braços ou pernas. Incentive-as a explorar diferentes movimentos, como girar o bambolê em diferentes direções ou tentar passar o bambolê para outra pessoa. Organize uma competição para ver quem consegue manter o bambolê girando por mais tempo.

Objetivos:

Trabalhar o movimento desenvolvendo a coordenação motora e o equilíbrio.

Realizar movimentos explorando e experimentando as capacidades do corpo.

Participar da brincadeira como de diversão, adquirindo o senso de conquista pessoal.

Dia 5: Pular corda

Como surgiu a brincadeira:

"Pular corda" é uma brincadeira milenar que se encontra em diversas culturas ao redor do mundo. Não se sabe exatamente onde ela teve origem, pois existem registros históricos e representações artísticas antigas de pessoas pulando corda em diferentes regiões. A brincadeira consiste em uma ou mais pessoas girando uma corda e uma ou mais pessoas saltando sobre ela, com diferentes variações de ritmo e movimentos. A pular corda é uma atividade física e lúdica que tem sido apreciada por gerações em muitos países.

Atividades de Pular corda é uma brincadeira clássica que proporciona diversão, exercício físico e desenvolvimento das habilidades motoras. Abaixo, apresentamos algumas atividades que podem ser realizadas com crianças usando a corda de pular:

1. Pular corda personalizada: - Cada criança pula corda personalizada, tentando aumentar o número de saltos a cada rodada. - Introduza diferentes desafios, como pular com um pé só, alternando os pés. - Organize uma competição amigável para ver quem consegue pular a maior quantidade de vezes sem errar

Objetivos:

Participar da brincadeira como forma de explorar os movimentos e capacidades do corpo.

Trabalhar a concentração e coordenação motora grossa.

Participar da brincadeira como de diversão, adquirindo o senso de conquista pessoal.

Fonte de consulta.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

 

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