A rotina na educação infantil é importante para manter a calma e minimizar ansiedade das crianças. A organização de uma rotina deve ser parte integrante do planejamento do professor porque possibilita a organização do próprio professor e das crianças. Quando a criança sabe o que vem depois de cada momento ela já se organiza emocionalmente e o rendimento da turma pode ser muito melhor.
No primeiro dia de aula, já converse com os alunos sobre organização da rotina da aula. Comece explicando sobre as atividades que vão iniciar a aula e aquelas que vem a seguir.
Cada professor poderá montar a rotina da sua sala de aula que
melhor se adapte a sua turma. Vamos compartilhar aqui um roteiro baseado em
experiências que deram certo e que você poderá aplicar em sua sala na integra
ou adaptar de acordo com a necessidade da turma.
Como organizar uma rotina de sala de aula passo a passo
Lembrando que rotina não é fazer tudo igual todo dia, mas é
criar um roteiro de atividades organizado e eficiente.
1- Passo - Instruir aos alunos assim que chegarem à sala a colocarem
os seus pertences no lugar. Tenha um lugar preparado para isso em sua sala de
aula para que a própria criança o faça, incentivando desta forma a autonomia.
2- Passo - Logo depois, sentar-se no círculo ao chão, se a
sala tiver alguma espécie de proteção . Senão tiver use as cadeiras dos alunos em círculo. O objetivo de
se sentar em círculo é manter a proximidade com os colegas e com o professor
trazendo uma sensação de aconchego e pertencimento ao grupo. Neste momento o
professor poderá fazer a chamadinha, aproveitando o momento para trabalhar o
nome da criança associando à identidade. ✅ Formas de fazer a chamadinha 👉 Formas criativas de fazer a chamadinha na educação infantil
3- Passo - Ainda no círculo, o professor poderá promover a
hora da novidade, neste momento os alunos poderão expor o que aconteceu de
interessante com cada um no final de semana, por exemplo. Esta atividade
promove a expressão oral capacitando os alunos a esperarem a hora de falar e a
hora de ouvir o colega. No círculo poderá cantar músicas, contar uma advinha,
contar uma história breve entre outras atividades para iniciar a aula.
Observação: na educação infantil pode-se usar música para trabalhar
diversas tarefas: calendário, janela do tempo hora da novidade, hora da
história, hora da tarefa. A música facilita atenção e a memorização dos
conteúdos estudados.~
4- Passo - Depois da atividade inicial no círculo, o professor
começa a trabalhar a noção de tempo utilizando o calendário, dizendo que dia é
hoje e poderá utilizar uma música para trabalhar as noções de: ontem, hoje e
amanhã, dias da semana. 👉 Música para trabalhar os dias da semana
5- Passo - Em seguida, poderá trabalhar a janela do tempo.
Como está o tempo hoje? Está chuvoso? Está ensolarado? Está nublado? 👉 Música para trabalhar a janelinha do tempo
6- Passo - Hora da história. O professor poderá escolher uma
história que tem a ver ou não com tarefa do dia. Contar e ouvir estórias deve estar
inserido no planejamento do professor. Esta tarefa possibilita o
desenvolvimento das habilidades de escuta atenta, expressão oral. Ao contar a
história e fazer a interpretação oral da história, desenvolve a imaginação e a
criatividade, entre outras habilidades ligadas a esta tarefa.
7- Passo - Tarefa do dia: como organizar a turma para que os
alunos façam a tarefa de forma que o professor dê a máxima atenção para cada
aluno. O rodízio de tarefas é uma ótima ideia e, é bem fácil de aplicar na sala
de aula.
Organização da tarefa do dia
O professor organizará as mesas de acordo com o número de
alunos. O ideal é que cada mesa tenha o número máximo de 5 alunos por
mesa. Em uma mesa o professor colocará a atividade principal e nas outras mesas,
o professor irá intercalar outras atividades para que os alunos possam fazer de
forma autônoma sem a total ajuda do professor.
O professor distribuirá a turma nas mesas, enquanto o professor está orientado como fazer a atividade principal em uma mesa com o número X de alunos. Os outros alunos estarão fazendo outras atividades de forma autônoma. Estas atividades podem ser jogos de montar, quebra-cabeça, massinha de modelar, entre outros. Desta forma, todos os alunos ficarão ocupados fazendo as atividades secundárias enquanto o professor consegue dar a atenção para os alunos que estão fazendo a atividade principal que demanda mais atenção do professor. Assim, que os alunos terminarem de fazer a atividade principal vão passando pelas mesas para fazerem as outras atividades. Os alunos passarão por todas as mesas até chegarem à mesa da atividade principal.
8- Passo - Nesta altura da aula, os alunos já estão cansados de ficarem sentados, então é importante que o professor ofereça atividades práticas envolvendo o corpo por
exemplo: atividades que trabalhem a lateralidade, o equilíbrio, a interação, a cooperação,
entre outras habilidades.
9- Passo - Por último hora da saída- Para esperar os pais, as crianças podem cantar músicas relacionadas ao tema para volta para casa ou brincarem e/ou fazerem atividades mais calmas.
Fonte: Baseado em experiências reais de sala de aula.
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