Planejamento para o Dia do Meio Ambiente na Educação Infantil com o Livro O Mundo sem Cor


5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972 durante a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. A celebração tem como objetivo principal aumentar a conscientização e a ação global em prol da proteção ambiental.

Importância do Dia Mundial do Meio Ambiente

 1. Conscientização:

   - A data serve para lembrar a importância de cuidar do nosso planeta e de promover práticas sustentáveis em nosso dia a dia.

   - Sensibiliza a população sobre problemas ambientais urgentes, como a mudança climática, a poluição, a perda de biodiversidade e o desmatamento.

 2. Ação Global:

   - Mobiliza governos, organizações, empresas e indivíduos a tomar medidas concretas para proteger o meio ambiente.

   - Iniciativas locais e globais são promovidas, incluindo campanhas de limpeza, plantio de árvores, debates e eventos educativos.

 3. Educação Ambiental:

   - Promove a educação sobre questões ambientais, incentivando a formação de uma consciência ecológica desde cedo.

   - Escolas e instituições educacionais organizam atividades para ensinar as crianças sobre a importância da preservação ambiental.

Tema da aula:  Dia do Meio Ambiente

 Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)


Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. 


Campos de experiências da BNCC

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Traços, sons, cores e formas.

Corpo, gestos e movimentos


Objetivos específicos:

- Ouvir atentamente a história contada dando sua opinião sobre o tema da aula.

- Discutir sobre o assunto, fazendo comparações entre um mundo colorido e mundo cinza vistos na história.

- Identificar nos ambientes mostrados no livro traços de devastação, queimadas e poluição.

- Demonstrar atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente.    

 Duração:  6 aulas


Atividade 1: Introdução ao Tema

Conversa Inicial e Leitura do Livro ou o vídeo no Youtube. 

1.Acolhida: Círculo de conversa sobre o que as crianças sabem sobre o meio ambiente.

2. Leitura do Livro: "O Mundo Sem Cor" de Cláudia Corrêa. 📙Livro disponível na AMAZON 👉 Livro O Mundo sem Cor

Discussão: Após a leitura, pergunte às crianças o que elas entenderam da história e qual foi a atitude da personagem.

Quiz sobre a história:


A história 👉 O Mundo sem Cor no youtube  

Materiais Necessários:

- Livro "O Mundo sem Cor".

- Folha com Quiz 


Atividade 2: Fazer comparações entre o mundo cinza e o mundo colorido visto na história

Dividir a turma em grupos e fazer dois cartazes desenhando o mundo cinza de Mara e o mundo colorido ela que viu ao atravessar o arco de ramos na história.

Após os desenhos prontos, fazer uma reflexão com a turma sobre a importância da preservação da natureza para a vida no planeta.  


Saiba tudo sobre o livro "O Mundo sem Cor" clicando na imagem! 


Atividade 3: Observação e Exploração do Ambiente

Passeio pelo Pátio ou Jardim da Escola

1. Exploração: Leve as crianças para um passeio pelo pátio ou jardim da escola para observar plantas, animais e outros elementos naturais.

Se a escola não tiver um ambiente natural pode exibir um vídeo sobre ambientes naturais.  Nesta parte deve mostrar para as crianças a importância de se preservar os ecossistemas, observando como as plantas e os animais convivem e se ajudam mutuamente.

2. Coleta de Materiais: Deixe que as crianças coletem folhas, pedras, flores (sem arrancar) para a atividade seguinte.

 Materiais Necessários:

- Sacolas ou cestas para coleta de materiais.

 

Atividade 4: Cuidado com a Água

Atividade: Experimento com Água

1. Experimento: Mostrar às crianças como a água limpa fica suja com a poluição.

 - Usar dois copos: um com água limpa e outro no qual você adiciona um pouco guache de tinta escura e fazer perguntas como: Qual dessas águas você beberia? Essa água serviria para cozinhar ou molhar plantas?  As águas do rio poderiam ser desta cor? Por quê?  Como seria a água do mundo colorido de Mara?

2. Discussão: Perguntar às crianças sobre como podemos ajudar a manter a água limpa.

Materiais Necessários:

- Dois copos transparentes.

- Água.

- Tinta guache escura para o tingimento da água.

 

Atividade 5: Arte com Materiais Naturais

Colagem Ecológica

1.Produção:Usar os materiais coletados no passeio para criar colagens em papel.

2. Discussão: Conversar sobre a importância de não desperdiçar e de reciclar materiais que seriam jogados fora poluindo a natureza. Além da redução resíduos plásticos e outros materiais poluentes.  

 

Materiais Necessários:

- Papel grande ou cartolina.

- Cola não tóxica.

- Materiais naturais coletados.

 

Atividade 6: Plantio de Mudas

Plantar uma Muda

1.Discussão: Falar sobre a importância das plantas para o meio ambiente e como cuidar delas.  Volte a história relembrando como era a cor das árvores e como tudo era feio e cinza no mundo de Mara e porque ficou daquele jeito.  Trazendo as causas principais abordadas no livro “O mundo sem cor” queimadas das florestas e poluição.  Confira! 📙 Livro O Mundo sem Cor por um preço promocional na página da autora

2. Plantio: Cada criança planta uma muda em um vaso. Esse ato pode promover nas crianças a empatia e o sentimento de preservação das florestas e animais.

 Materiais Necessários:

- Mudas de plantas.

- Vasos pequenos.

- Terra.

 

Atividade 7: Conclusão e Celebração

1. Apresentação: As crianças mostram suas colagens e desenhos e falam sobre o que aprenderam com o livro e com as atividades desenvolvidas.

2. Celebração: Organizar uma pequena celebração com música e lanche saudável.

 Materiais Necessários:

- Trabalhos das crianças.

- Música.

- Lanche saudável (frutas, sucos naturais).


Avaliação:

A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiências vivenciadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

👉Plano completo no final da página👇  Formas Geométricas na Educação Infantil Ensinar formas geométricas na educação infantil é uma ativida...