Alimentação Saudável História A cesta da Dona Maricota Plano de Aula Educação Infantil

Trabalhar o tema alimentação saudável com crianças da educação infantil é fundamental para formar hábitos alimentares positivos desde cedo. Nessa fase, as crianças estão desenvolvendo suas preferências e atitudes em relação à comida. Ensinar sobre a importância de uma dieta balanceada contribui para o crescimento saudável, prevenção de doenças, e o desenvolvimento cognitivo. Além disso, promove a conscientização sobre as escolhas alimentares e incentiva a formação de uma relação positiva com a comida, que pode se estender ao longo da vida adulta. 

Por Maria Eduada J. R. e Mikaela Martins

Tema da aula: Alimentação saudável

Campo de Experiências: Corpo, Gestos e Movimentos

Objetivo de aprendizagem e Desenvolvimento: ( BNCC) (E103CG04)Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

Objetivos Específicos:

Identificar os tipos de alimentos processados e naturais.

Reconhecer a importância dos alimentos saudáveis para ter uma boa saúde.

Iniciar a aula apresentando o tema, fazendo perguntas sobre alimentos saudáveis e não saudáveis, colhendo informações sobre o que a turma já sabe sobre o tema e em seguida contar a história A cesta da Dona Maricota. Sugestão: assista ao vídeo junto com as crianças com a história abaixo👇


HISTÓRIA A CESTA DA DONA MARICOTA

Dona Maricota e as Cores da Saúde Dona Maricota adorava cuidar do seu jardim, cheio de frutas e verduras coloridas. Um dia, as crianças da vila foram visitá-la e perguntaram por que suas comidas eram tão gostosas.

Ela sorriu e disse: "O segredo é comer muitas cores! Cada fruta e verdura tem uma cor especial que ajuda nosso corpo a ficar forte e saudável." As crianças prometeram que sempre escolheriam alimentos coloridos, como os de Dona Maricota. E assim, aprenderam que comer bem é o primeiro passo para crescer forte e feliz. Livro disponível na AMAZON 👉 Livro A cesta da Dona Maricota

Após as crianças conhecerem a história, o professor conversará com a turma fazendo a diferença entre as frutas, as verduras e os legumes. Logo em seguida, as crianças resolverão a atividade abaixo: 



Classificando legumes, verduras e frutas:

Leguminosas:

  1. Cenoura
  2. Batata
  3. Abóbora
  4. Beterraba
  5. Chuchu
  6. Berinjela
  7. Vagem
  8. Abobrinha

Verduras:

  1. Alface
  2. Couve
  3. Espinafre
  4. Agrião
  5. Rúcula
  6. Brócolis
  7. Repolho
  8. Acelga

Frutas:

  1. Maçã
  2. Banana
  3. Laranja
  4. Uva
  5. Mangá
  6. Morango
  7. Melancia
  8. Abacaxi 

Alimentação saudável e não saudável

Ensinar crianças da educação infantil sobre alimentação saudável e não saudável é essencial para ajudá-las a compreenderem as diferenças entre alimentos que promovem a saúde e aqueles que devem ser consumidos com moderação. Utilizando atividades lúdicas e interativas, como jogos e histórias, é possível introduzir conceitos sobre os benefícios de frutas, verduras e legumes, enquanto explica os riscos do excesso de açúcar, sal, e gorduras. Esse aprendizado contribui para a formação de escolhas alimentares conscientes, o que pode prevenir problemas de saúde e promover uma vida mais equilibrada desde a infância. Converse com a turma sobre este tema antes de introduzir a atividade abaixo: 

Atividade 1: 

Para esta atividade, levar duas caixas para  a sala de aula: uma para alimentos saudáveis e outra para alimentos não saudáveis. Junto com as caixas, disponibilizar imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, e os alunos terão que colocar as imagens dos alimentos nas caixas que correspondam aos tipos de alimentos saudáveis e não saudáveis.

Fonte https://pin.it/29kIGVLLF

Atividade 2:

Para iniciar a atividade conversar com os alunos sobre os alimentos que podemos comer crus e aqueles que devemos cozinhar. Falar o nome de alguns alimentos e pedir para os alunos dizerem se podem comer crus ou cozidos. Chamando a atenção para a preparação dos alimentos e mesmo aqueles que podemos comer crus devem ser preparados e higienizados. Fale com as crianças sobre a importância de se preparar os alimentos e que existe um profissional chamado chefe de cozinha que cozinha para grandes restaurantes. Logo em seguida, apresentar a proposta da atividade.  Nesta atividade os alunos deverão colorir e enfeitar um chapéu de chefe de cozinha.


Atividade 3: 

Para esta atividade, fazer um cartaz junto com os alunos. Para a construção do cartaz serão usados pratinhos de papel e imagens de comidas saudáveis. Os alunos montaram o seu prato saudável e em seguida colarão no cartaz. 👉Sugestão de imagens: usar encarte de mercado em que as crianças poderão recortar e colar nos pratos. 


Atividade 4:

 Nessa atividade será apresentado a roleta das frutas. Para brincar da roleta das frutas serão apresentadas  frutas cortadas, separadas em potes, e a roleta com as imagens das frutas. Os alunos deverão rodar a roleta e a fruta que sair, eles terão que experimentar. Para montar a roleta recortar a roleta e ponteiro, colar em papel cartão e colocar prendedor papel bailarina que você encontra na papelaria. Ou construir sua própria roleta em cartolina com as fotos das frutas que irá utilizar nesta tarefa.  


Atividade 5: 

Realizar uma experiência em que os alunos serão vendados e experimentarão diferentes frutas. O objetivo é que eles descubram quais são as frutas utilizando apenas o paladar.


Atividade 6: 

Fazer um suco de goiaba com a turma, ressaltando que sucos naturais são saborosos, fazem bem para a saúde e são melhores que os sucos industrializados. Observação para esta atividade poderá se substituir a fruta mencionada acima por outra que esteja mais acessível no momento da aula.  


Atividade 7:

Nesta atividade, os alunos serão chefes de cozinha e farão o seu próprio sanduíche natural.  Para esta tarefa serão usados frango desfiado, pão de forma, maionese, cenoura ralada e milho para que os alunos montem o seu sanduíche.


Materiais: 

Caixas, imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis, cartaz, pratinhos de papel, frutas, água, açúcar, jarra de suco, roleta das frutas, cacau em pó, aveia em flocos finos, pratos, colheres, forminhas, frango desfiado, pão de forma, maionese, cenoura ralada, milho, folha com atividades.

Avaliação: 

A avaliação acontecerá de forma contínua e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante o desenvolvimento da aula.

 Referências: 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

https://vm.tiktok.com/ZMrpRbcDD/

 https://vm.tiktok.com/ZMrpRWfsg/

 https://vm.tiktok.com/ZMrgMFEQ

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