Plano de aula fazendo experimentos em diferentes materiais - BNCC - educação infantil


Tema da aula: Explorando os diferentes materiais 

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da BNCC
(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais. 

Campo de Experiências da BNCC
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Orientações:
Todas as atividades apresentadas devem ser feitas com a supervisão de um adulto. Escolher  o lugar de realização das experiências e a preparação dos materiais com antecedência. Adequar os materiais de acordo com as necessidades de cada criança.   


Explorando e reconhecendo os estados da água 

Experiencia nº1 
Brincar de encher balões com água  
Materiais: balões transparentes, corante alimentício de várias cores, vários recipiente com água.Coloque  a água  nos recipientes e em seguida coloque corante alimentício uma cor para cada recipiente. O professor deixará que as crianças façam as misturas das tinturas na água. Depois das tinturas prontas, as crianças, com ajuda do professor encherá as bexigas (poderá usar um funil para facilitar) o processo. Quando as bexigas estiverem cheias, deixe que as crianças se divirtam com a experiência, brincando com os balões.  Observação: essa brincadeira deverá ser feita em dias quentes de preferencia no verão  

Usando a curiosidade
Antes de desenvolver a atividade converse com as crianças sobre a experiência. Deixe que as crianças pensem no que vai ser desenvolvido e qual o produto final dessa experiência. 



Experiência nº 2
Brincar de lavar tecidos - explorando os fenômenos naturais da evaporação. 
Materiais: tecidos, recipiente com água ou fonte de água que as crianças consigam alcançar para manipular a água.  
Leve para sala de aula diversos tecidos e água. O professor apresentará os tecidos para as crianças para que sintam as texturas das peças secas. O próximo passo da experiência é mergulhar os tecidos em água. Deixe que as crianças explorem as seções de molhar o tecido. Depois o professor pode montar um varal  na parte externa da sala para estender os tecidos. 

Usando a curiosidade
Deixe que as crianças criem expectativas sobre a secagem. Pergunte sobre esse processo e deixe que elas exponham suas curiosidades. Peça a elas pesquisem com seus familiares como acontece esse processo.   No outro dia, na roda de conversa, deixe que cada um exponha sua pesquisa. E, então reforce o aprendizado, conversando com as crianças sobre a secagem dos tecidos e fenômeno da evaporação.   

Experiência  nº 3 
Nesta atividade o professor preparará vários cubos de gelo coloridos usando o corante alimentício. Para a produção do gelo poderão ser usados, também, copos de descartáveis de café. O professor desenformará os gelos e colocará em um  recipiente grande como uma bacia para que sejam manipulados pelas crianças. O objetivo desta atividade é sentir as diferentes transformações da água de líquida para solida e de solida para liquida, além das sensações de temperatura. Observação: essa brincadeira deverá ser feita em dias quentes de preferência no verão. 

Usando a curiosidade
Ao desenvolver a atividade desperte a curiosidade sobre o assunto. Um dia antes da realização da atividade explique sobre a experiência que vai ser realizada. De preferência peça as crianças que coloquem os líquidos nos recipientes que irão para o frise, deste modo conversando sobre o estado liquido e sobre sua transformação para o sólido.    
   

Misturas de substâncias com água 

Experiência nº 4 
Mudanças da texturas dos materiais quando misturados com água. 
Materiais: recipientes com água, papel higiênico ou outro tipo de papel.  Nesta atividade a criança irá explorar a transformação das propriedades dos materiais. Observar que a água é uma substância transformadora e que tem diferentes efeitos de acordo com os materiais e quantidades a que se é misturada. 

Usando a curiosidade
Converse com as crianças sobre a experiência antes de fazê-la. Faça perguntas sobre o experimento como: O que acontece quando molhamos o papel? Mudou alguma coisa na textura do material quando foi misturado com água? Como era o papel antes de ser molhado com água? Se o papel secar vai voltar a sua forma original? E outras perguntas que achar pertinente. 

Experiencia nº 5 
Materiais recipiente com água e amido de milho 
Misturar a água ao amido de milho. Deixe que as crianças explorem as sensações que a mistura proporciona. Para crianças menores faça com recipientes maiores deixando que coloquem os pés. Coloque a criança sentada para fazer a atividade, dependo da quantidade o amido de milho pode grudar nos pés e a criança pode perder o equilíbrio. Para um efeito colorido, pode misturar ao amido a corantes naturais como cenoura ou beterraba.  

Usando a curiosidade
Antes de realizar o experimento, deixe que as crianças sintam a textura da farinha seca. Pergunte as crianças sobre: O que acontecerá se misturarmos o amido de milho água? Apos a mistura deixe que explorem essa mistura e pergunte sobre a diferença da textura seca e a textura molhada. 
Fazendo areia movediça. Areia movediça caseira - Brasil Escola
Fonte da imagem: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/fazendo-areia-movedica.htm

Avaliação:
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.


Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
https://avisala.org.br/wp-content/uploads/2018/09/Misturas-na-Educa%C3%A7%C3%A3o-Infantil-VF.pdf 
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/fazendo-areia-movedica.htm

Plano de aula Fenômenos da Natureza: Sol, Vento, Chuva para Educação Infantil de acordo com a BNCC


Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:

(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.

Campo de Experiencias da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Público alvo: Educação infantil 4 e 5 anos

Tema da aula:

Fenômenos da natureza: Sol, chuva e vento

Objetivos específicos:  

Conceituar e reconhecer os fenômenos da natureza, associando as suas características.

Conceituando:

Fenômenos naturais são acontecimentos ocorridos na natureza sem a intervenção humana, por exemplo a chuva, a formação dos ventos, e os processos que envolve o calor do sol.

Vento 
O vento é formado pelos movimentos horizontal do ar sobre o Globo terrestre.É resultante do aquecimento diferenciado pela radiação solar que incide na terra.
 

Formação de chuva:
1º - A água, quando é aquecida (pelo Sol ou outro processo de aquecimento), evapora e se transforma em vapor de água;
2º - Este vapor de água se mistura com o ar e, como é mais leve, começa a subir;
3º - Formam-se as nuvens carregadas de vapor de água (quando mais escura é a nuvem mais carregada de vapor de água condensado);
4º - Ao atingir altitudes elevadas ou encontrar massas de ar frias, o vapor de água condensa, transformando-se novamente em água;
5º - Como é pesada e não consegue sustentar-se no ar, a água acaba caindo em forma de chuva.


O Sol
O Sol é de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre, fornecendo luz, calor, energia, além de ser responsável pela evaporação e por diversos processos biológicos em plantas e animais.
O arco-íris
O arco-íris surge quando o Sol ilumina a umidade suspensa no ar, após uma chuvarada, por exemplo. Quando um raio bate na borda de uma gotinha de água ou de vapor, a luz branca do Sol é desviada e se decompõe nas sete cores que compõem seu espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

Sistematizando:

Apresentar aos alunos os fenômenos da natureza Sol, Vento e Chuva através de álbum seriado que poderá ser confeccionado pelo professor.

(Elaborado pela professoranda Carine Martins)

Reforçando o aprendido:
🌦 Fenômenos da natureza sol, vento, chuva, arco-íris, relâmpago -  vídeo educativo - 👇clique na imagem e assista ao vídeo! 👇


Atividade 1

Após assistir ao vídeo o professor fará perguntas a respeito dos fenômenos da natureza visto no vídeo: Quando está sol o que podemos fazer fora de nossas casas? E quando está chovendo? O que acontece quando venta? Peça aos alunos que desenhe sobre o fenômenos da natureza que mais gostam. 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 2

Varal dos fenômenos da natureza
Imprima as oito páginas e dê para os alunos pintarem cada fenômeno. Pode usar tintas para fazer a pintura com os dedos e depois de seco colar no varal.   👉 Baixar fenômenos da natureza para imprimir


Atividade 3

Pintando o arco-ires
Propor aos alunos que pintem com tinta guache ou lápis de cor as cores que representam o arco-ires: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta e nas nuvens colar algodão.


Atividade 4

Construindo um sol:
Propor aos alunos que desenhe suas mãos em uma folha branca e em seguida os alunos pintarão os desenhos com tinta guache laranja. Deixe secar, após secagem o professor fará uma esfera de cartolina e pintará de amarelo. Para confeccionar um sol, o professor recortará os desenhos das mãos colará na esfera para compor o sol.

(Ideia da Professora Tatielly)

Para finalizar, após confecção do sol o professor poderá montar junto com a turma um mural onde poderá representar os fenômenos da natureza Sol, Chuva e Vento. Bom trabalho!

Brincando com a roleta dos fenêmenos da natureza 
Ideia de atividade para trabalhar os fenômenos da natureza. Recortar os círculos na linha pontilhada, colar em papel cartão para ficar firme, furar ao meio com furador de papel e colocar o clipe bailarina que pode ser encontrado em qualquer papelaria. E depois só brincar! 








Recursos:
Vídeo: Canção dos climas, folha de atividade desenhe o que esta faltando, folhas brancas para desenhar as mãos, tinta guache de laranja e amarela para a confecção do sol, lápis de cor ou tinta guache nas cores do arco-ires e algodão.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades durante a aula.

Referências: https://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm

Plano de aula leitura do tempo de acordo com a BNCC para Educação Infantil



Fazer a leitura do tempo interpretando os climas, selecionando peças de vestuário de acordo com clima.  

Campo de Experiências da BNCC:
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações 
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidades da Base Nacional Comum Curricula
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

Educação Infantil - Pré escolar idade 4 e 5 anos

Tempo estimado: 3 aulas 


Objetivos de aprendizagens:
Identificar e selecionar fontes de informações sobre o tempo em sua região. 
Ler o tempo e reconhecer símbolos que o representa em veículos de informações. 
Selecionar peças de  vestuário de acordo com o clima e a temperatura.
Escrever palavras usando a escrita espontânea, a partir da interpretação de imagens.   

Atividade 1
Leitura do tempo

Selecione fontes de informações para interpretar o clima em sua cidade. Aplicativos de celulares são importantes ferramentas para apresentar a turma e fazer a leitura do tempo! Alguns sites sobre o tempo também pode ajudar nesta tarefa. Climatempo e ClimaKIDS
Converse com a classe sobre o tema colhendo informações sobre que os alunos sabem a respeito. Mostre aos alunos fotos do tempo em sua região ou se a escola dispor de computador com acesso a internet abra nos sites de leitura do tempo e explique sobre os símbolos dos diversos climas e suas mudanças.
  

Atividade 2 
Identificando peças de vestuário que podem ser usadas de acordo com o clima  
Os tipos de roupas variam também de acordo com a temperatura. No Brasil que é um pais tropical temos basicamente duas estações. 

No inverno que as temperaturas são muito baixas, usamos roupas pesadas que ajudam a isolar ou reter o calor de uma pessoa, como: casacos blusas de manga comprida, calça comprida, cachecol, luvas, botas, meias de lã, gorro.

No verão as temperaturas mais altas exigem roupas leves como: boné, camiseta de manga curta, bermuda, sandálias, vestido, saia.

Usando a escrita espontânea, escreva quente, frio e chuvoso para os objetos e peças de vestuário que podem ser usados de acordo com o tempo.
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Atividade 3 
Selecionando peças de vestuário em situações do dia a dia 
Leve para sala de aula peças de roupas de inverno e separem em duas caixascomo casacos, blusas de manga comprida, calça comprida cachecol, luvas, botas, meias de lã gorro. Peças para clima ensolarado e quente como  boné, camiseta de manga curta, bermuda sandálias, vestido, saia. tempo chuvoso guarda chuva, botas para chuva e capa de chuva. E comece uma brincadeira em que o professor irá dizer várias situações do dia a dia em que os alunos selecionarão as peças de vestuário e objetos de acordo com o tempo. Exemplo: Acordei bem cedinho e fazia muito frio que peças de roupas posso usar para me proteger do frio? Está chovendo e preciso ir a padaria o que poderei usar para me proteger da chuva? Está muito quente e meus amigos me convidaram para ir ao clube tomar banho de piscina que peças roupas devo usar?
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/


Atividade 4
Selecionando peças de vestuários de acordo com a temperatura
Leve para sala de aula jornais, revistas (se aula for remota peça para que os responsáveis separarem com antecedência)  e proponha aos alunos que recortem peças de vestuários de acordo com o clima: tempo quente e tempo frio e cole em uma folha separadas por duas colunas de um lado a palavra calor e de outro a palavra frio. Uma outra opção é  fazer um cartaz coletivo para colar no mural da sala. 
https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Materiais:
Folhas de exercícios, jornais e revistas, Peças de vestuários, laboratórios de informática. tesoura, folha branca e lápis. .

Avaliação: 
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividade realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta 
https://www.smartkids.com.br/trabalho/vestuario
https://www.climatempo.com.br/
http://www.climakids.com.br/cidade

Plano de aula: Profissões para Educação Infantil alinhado a BNCC


A importância das profissões na construção da sociedade 

Trabalhar o tema das profissões na Educação Infantil é fundamental para ampliar o conhecimento das crianças sobre o mundo ao seu redor. Ao conhecer diferentes ocupações, elas desenvolvem o respeito e a valorização pelo trabalho dos outros, além de estimular a curiosidade, a imaginação e o senso de pertencimento social. De forma lúdica e adequada à faixa etária, as atividades sobre profissões ajudam as crianças a entender que todas as funções têm seu valor e importância na comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e empáticos.

Plano de aula para trabalhar o tema profissões com as crianças da educação infantil.  Bom trabalho!

Poderá gostar também de Atividades Profissões

Campo de Experiência da BNCC:
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular:
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Tema: As profissões 

Público alvo: Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades de acordo com as idades) 

Objetivos específicos:

Identificar e valorizar os tipos de profissões e suas funções na sociedade. Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
Expressar oralmente desenvolvendo a rapidez de reação e a atenção.
Expressar suas preferências através de desenho.

Incentivo Inicial 

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/

Para iniciar a aula, o professor poderá levar para sala algumas imagens de profissões e  conversar com a turma perguntando a respeito, fazendo associações as profissões à suas contribuições e importância para a sociedade. Poderá perguntar o que eles sabem sobre o tema e assim construir o conceito de profissões e suas relações com sociedade. 

Atividade 1:
O vídeo sobre as profissões é uma forma divertida para aprender as profissões. Um vídeo para que as crianças aprendam de uma forma divertida os nomes das profissões apresentadas e descubra os "superpoderes" de cada uma delas.
Vídeo Infantil sobre as profissões👇👇👇 



Produção de palavras utilizando o processo de escrita espontânea: 
Após assistir ao vídeo o professor pedirá aos alunos que escrevam os nomes das profissões que mais gostaram no vídeo. 


Atividade 2: 
Brincadeira: O desafio das profissões
Esta brincadeira estimula a Expressão oral, a imaginação, desenvolvendo a rapidez de reação e a atenção.

https://escoladossonhosclaudia.blogspot.com/
Formação: Alunos sentados em circulo, tendo um aluno no centro.

Desenvolvendo a atividade:
Ao sinal do professor, o aluno que está no centro do círculo aponta um colega dizendo o nome de uma profissão. O colega indicado deverá rapidamente, responder como um objeto característico dessa profissão ou alguma atividade específica exercida pelo mesmo. Se o colega do centro disser por exemplo, "jardineiro"e o aluno apontando responder logo, por exemplo, "tesoura de cortar grama", "podar plantas", terá vencido o desafio. Trocam então de lugar e o colega que acertou fica no centro do circulo e da sequência a brincadeira. Se o aluno apontado pelo colega do centro do círculo errar ao responder o objeto ou atividade, deverá sair da brincadeira.

Atividade 3:

O jogo do adivinha sobre as profissões também é bem interessante e estimula a imaginação dos pequenos. O professor poderá usar outras profissões além destas que estão na folhinha. 


Atividade 4:
Nesta atividade o professor irá propor ao aluno para que desenhe a profissão que mais gostou! 


Materiais:
Vídeo das profissões, folhinhas com as atividades, figuras com as profissões.

Avaliação:
Observação e registro quanto à participação, interesse e realização das atividades.

Referências:
Maluf,Angela Cristina Munhoz - Brincadeira para sala de aula- Editora Vozes, 2004
ttp://lucianeandrade12.blogspot.com/2013/02/identidade-e-autonomia-educacao.html
http://lizandra.wikidot.com/plano-de-aula
https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Atividades e Plano de Aula Profissões para Educação Infantil e Alfabetização


Poderá gostar também de Atividades Profissões

Tema da aula:
 Profissões 

💙Educação Infantil 

Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento BNCC
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão. 

Campos de Experiências  
Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) 

💜Alfabetização 

Geografia/1ºano/ Ensino Fundamental 

Unidades temáticas
Mundo do trabalho 

Objeto de conhecimento 
Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia

Habilidades da BNCC para Geografia 
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

Língua Portuguesa / 1º Ano/ Ensino Fundamental 

Práticas de Linguagem  
Escrita 

Habilidades da BNCC para Língua Portuguesa 
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita.   

Objeto de conhecimento 
Correspondência fonema-grafema

Objetivos específicos da aula:
→Identificar e valorizar os tipos de profissões e suas funções na sociedade 
→Escrever palavras utilizando o processo de escrita espontânea.
→Expressar suas preferências e vivências através de desenho.


👉Vídeo educativo sobre as Profissões 👇



Orientações: As atividades deverão ser adaptadas de acordo com as idades. São ideias de atividades que podem ser reformuladas de acordo com cada realidade escolar. O planejamento não é estanque e o professor poderá reformulá-lo para atender as necessidades de cada turma.

Atividade inicial 
Para iniciar a aula o professor poderá mostrar aos alunos algumas imagens de profissões e conversar com a turma perguntando a respeito, fazendo associações entre as profissões e as suas contribuições e importâncias para a sua comunidade. Poderá perguntar o que eles sabem sobre o tema e assim construir o conceito de profissões e suas relações com a sociedade. Logo depois aplicar a atividade abaixo individualmente, colhendo informações sobre as compreensões dos alunos em relação ao tema.  Para as crianças da alfabetização poderá incentivá-las a escreverem os nomes das profissões abaixo. 

Atividade 1 

Leitura 
Leia o poema fazendo referências às profissões que nele aparecem. O professor poderá destacar essas profissões escrevendo na lousa e perguntando as crianças quais instrumentos e acessórios de trabalho que lembram essas profissões. O professor irá propor  aos alunos desenhem esses instrumentos e acessórios na lousa ou no seu caderno.

Atividade 2
Cada profissão tem o seu valor na construção da nossa sociedade. Nenhuma profissão pode ser desvalorizada, cada uma é importante e necessária na nossa comunidade. Discuta com as crianças sobre essas questões. 


Atividade 3
Antes de aplicar está atividade faça uma pesquisa na turma perguntando sobre as profissões de seus familiares, colhendo da turma se as crianças sabem as profissões dos membros de sua família e que cada profissão representa. Se tiver aluno que não sabe sobre a profissão dos familiares, peça que faça uma pesquisa com seus familiares.  Para depois, então, aplicar esta atividade em que o aluno desenhará uma pessoa da sua família no seu ofício, escrevendo o nome desta profissão. Em seguida compartilhará seus desenhos explicando sobre aquela profissão.  

Atividade 4
Nesta atividade a criança vai ser incentivada a sonhar com uma profissão. Cada aluno poderá desenhar sobre a profissão que mais gostou e também escrever o nome desta profissão. O professor poderá construir um mural sobre o dia da profissão com os desenhos dos alunos. 



Atividade 5
Quebra- cabeças  das profissões
Para aplicar a atividade de forma alternativa colar no papel cartão a cartela abaixo. Cortar nas linhas separando cabeças, trocos e membros. Misturar as partes para que a criança monte cada profissional.    
Jogo da Memória das Profissões 




Materiais

Folhas de atividades, imagens de profissões, papel cartão para confeccionar o quebra cabeças

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consultas
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Plano de aula fazendo experimentos em diferentes materiais - BNCC - educação infantil

Tema da aula:   Explorando os diferentes materiais  Faixa etária:  Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) Objetivos de ap...