Atividades e plano de aula animais domésticos e selvagens educação infantil

Tema: Animais selvagens e domésticos  

Campos de Experiências da BNCC: 
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos de aprendizagens e desenvolvimento da BNCC
(EI03ET03) Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza, seus fenômenos, sua conservação.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea

Faixa etária
Educação infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades a cada faixa etária)

Objetivos específicos
Identificar os animais selvagens e domésticos fazendo a diferença entre eles.
Classificar os animais em domésticos e selvagens.
Realizar atividades que desenvolva percepção, a reação e a atenção através de brincadeiras relacionadas ao tema da aula. 
Fazer associações de ideias a partir de jogos de perguntas.
Utilizar escrita espontânea para escrever os nomes dos animais.
Atividade inicial
Roda de conversa
Os animais domésticos, os selvagens e seus lugares de vivências.
Converse com as crianças sobre os animais domésticos e selvagens, fazendo correlação com os seus lugares de vivências. Discuta com as crianças sobre os lugares que esses animais vivem e suas necessidades. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem-estar do animal. Use imagens de bichos de verdade para que a experiência se aproxime mais do real possível.



Vídeo que mostra animais de verdade em seus habitats
Para assistir ao vídeo clique na imagem👇

Atividade 1
Quem sou eu?
Após a conversa, proponha a brincadeira: Que animal é esse? Faça a brincadeira sempre destacando se o animal é doméstico ou selvagem, ligando aos seus lugares de vivências. Vai dando pistas do animal até os alunos descobrirem qual é o animal e no final pergunte se ele é doméstico ou selvagem!

Tenho pescoço comprido, pernas longas, corpo cobertos de pelos, como folhas no alto das árvores. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GIRAFA

Vivo na água, como pequenos peixes, possuo nadadeiras, não tenho pelos, sou muito brincalhão. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GOLFINHO

Vivo em florestas, tenho o corpo cobertos de penas, possuo bico que facilita a pega de alimentos, posso voar e sou colorido. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem R: ARARA

Corpo coberto de pelos, posso viver em casas e quintais, sou carnívoros e faço au, au. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: CACHORRO

Tem o corpo cobertos de pelos, sua alimentação são vegetais como frutas, verduras e legumes, vivo em fazendas ou quintais, eu faz óinc, óinc. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: PORCO

Corpo coberto de pelos, podem viver em casas e quintais, são carnívoros, tem hábitos noturnos, e faço miau, miau. Quem sou? Sou doméstico ou selvagem? R: GATO

Em seguida aplique a atividade abaixo para reforçar o aprendido

Atividade 2
Jogo de adivinhação
Cole a cartela em papel cartão, recorte as cartas. Para reforçar o jogo e facilitar a limpeza cole no contact.

Como jogar?
Colocar as cartas com a imagem para baixo. O jogador tira uma carta sem ver. Ele mostra para os outros jogadores qual ele tirou. Agora ele precisa descobrir qual animal tirou perguntando características para os colegas. Os colegas só podem responder sim ou não. Ex: é um animal doméstico? Tem pelos? É grande? É pequeno?

Formas alternativas de jogar para manter o distanciamento social em sala. O professor irá numerar as cartas. E um aluno por vez irá dizer o número da carta que quer tirar. O professor tira a carta que o aluno pediu sem que ele veja o animal. Esse aluno que pediu a carta deve ficar em lugar à frente da turma e virado para frente para que não veja a carta. O professor mostrará a carta para a turma, mas antes pede a turma para não dizer o nome do animal. O aluno que tirou a carta deve perguntar e a turma deverá responder com sim ou não. Se aula for remota, o professor poderá enviar o jogo para que o aluno jogue em casa com seus familiares e compartilhará a sua experiência no grupo da turma.



Atividade 3
Nesta atividade o aluno irá identificar os lugares de vivências dos animais ligando aos seus habitats. A criança deve fazer diferença entre uma animal que pode viver dentro de casa e aqueles que precisam de lugares específicos para viverem, mantendo assim o bem-estar do animal.


Atividade 4
Atividade para reforçar o conceito aprendido. Nesta atividade o aluno irá identificar e classificar os animais em domésticos e selvagens. Esta atividade, também, pode ser aplicada de formas alternativas entre elas, o professor poderá levar para sala de aula várias imagens de animais em seus habitats. O professor poderá dividir em um cartaz escrevendo os temas: animais domésticos de um lado e animais selvagens de outro. Mostrará as imagens a turma perguntado sobre os seus habitats e classificando-os. Em seguida, colará as imagens no cartaz.


Atividade 5
Atividade de escrita
Proponha aos alunos que escrevam os nomes dos animais domésticos e selvagens que eles mais gostaram nas atividades anteriores, utilizando a escrita espontânea. Chamamos de escrita espontânea o fato de a criança registar do seu modo, de acordo com a fase em que se encontra e não de acordo com o código de escrita estabelecido. Adaptar a atividade de acordo com o desenvolvimento da turma. O professor poderá pedir que desenhe o bicho e escreva a letra inicial do animal.


Materiais
Folhas contendo as atividades e o jogo do adivinha.

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd

Plano de aula Ações que ajudam a preservar o meio ambiente Alfabetização BNCC


Tema da aula: Ações que ajudam a preservar o meio ambiente.

Língua Portuguesa/1º e 2º anos/ Ensino Fundamental/ anos iniciais

Práticas de linguagem
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Escrita (compartilhada e autônoma)


Objetos de conhecimento
Compreensão em leitura
Escrita autônoma e compartilhada
Produção de textos
Pesquisa

Habilidades da BNCC
(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF01LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, diagramas, entrevistas, curiosidades, dentre outros gêneros do campo investigativo, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

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Ciências/1º ano/ Matéria e Energia

Objeto de conhecimento
Características dos materiais

Habilidades da BNCC
(EF01CI01) Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente.

Objetivos específicos desta aula 
Ler de forma compartilhada e com ajuda do professor instrução do jogo, cartinhas, enunciados de tarefas. 
Escrever carta informativa com vistas a conscientização e preservação do meio ambiente.  
Reconhecer a importância do descarte correto do lixo para manter o meio ambiente preservado.

Contextualizando o assunto 
Converse com a turma sobre ações que preservam o meio ambiente. Esclareça sobre o impacto de nossas ações no meio ambiente de forma positiva ou negativa. O descarte consciente do lixo pode ser uma saída para preservar o meio ambiente e manter a vida. As ações como descarte do óleo de cozinha é um assunto bastante relevante que deve ser discutido.  Saiba mais sobre o assunto em 10 maneiras de preservar o meio ambiente
♻️Meio Ambiente - Reciclagem - Os 5 Rs 
Veja o vídeo clicando na imagem👇


Atividade 1
Jogo do meio ambiente
Aprendendo sobre a preservação do meio ambiente brincando.
Nesta atividade o aluno será incentivado a ler com ajuda do professor as regras do jogo, os enunciados do tabuleiro e as cartas para poder prosseguir no jogo. O professor poderá anunciar aos alunos que eles vão brincar de um jogo muito legal, mas que precisam ler as instruções, os enunciados da trilha e as cartas para poderem jogar. A primeira leitura poderá ser feita de forma coletiva com ajuda do professor. As cores do jogo, também, ajudam a identificar ações positivas e negativas. 

Formas alternativas de aplicar a atividade (para manter o distanciamento social) O professor poderá representar a trilha em um cartaz ou desenha-la no quadro para que toda turma participe do jogo e acompanhe em sua cartela. Dessa forma poderá imprimir a trilha, as regras do jogo, as cartas e entregar para cada aluno. A tarefa do professor será organizar o jogo coletivamente, observando o comportamento de cada aluno diante do desafio. O professor organizará a participação dos alunos de forma que cada um espere sua vez de jogar e ler o enunciado da trilha. 

O professor poderá enviar este material para as casas dos alunos se o ensino for remoto. De modo que o aluno jogue com seus familiares e depois compartilhem as experiências no grupo da escola.








Atividade 2 
Cada coisa em seu lugar
Converse com a turma sobre as ações que podemos fazer em nossas casas para preservar o meio ambiente.  Montar um mural com os alunos sobre  a coleta seletiva pode ser bem divertido. O professor poderá solicitar aos alunos para trazerem embalagens vazias de suas casas para montarem o mural. As embalagens que não podem ser coladas no mural, poderão ficar em estandes ou mesmo em caixas que representem as lixeiras da coleta seletiva.  




Atividade 3
Hora da pesquisa...
Incentivar aos alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos que foram aprendidos na aula é uma forma bem interessante de ajudar na conscientização e preservação do meio ambiente. As crianças irão fazer uma pesquisa entre os seus familiares sobre as ações que são importantes para a preservação do meio ambiente e conservação da vida.  


Atividade 4
Registrando meu amor pela Terra 
Nesta atividade o aluno escreverá uma carta para a Terra, demostrando seu amor. O aluno poderá listar algumas ações para preservar o meio ambiente. Estas cartas poderão ser direcionadas para um mural-jornal da escola como forma de divulgar a preocupação com o meio ambiente entre a comunidade escolar. Se aula for remota poderá fotografar estas cartas e divulgar no grupo da escola. 

O Dia da Terra


O Dia da Terra, celebrado anualmente em 22 de abril, é uma data dedicada à conscientização sobre a importância de cuidar e preservar o planeta. É uma oportunidade para refletir sobre questões ambientais, promover ações sustentáveis e valorizar os recursos naturais.

História do Dia da Terra

Foi instituído em 1970, nos Estados Unidos.O objetivo inicial era chamar atenção para problemas ambientais crescentes, como poluição e destruição de habitats naturais. Desde então, tornou-se um movimento global, com milhões de pessoas participando de ações e eventos em todo o mundo.

Objetivos

O principal propósito do Dia da Terra é:
Promover a educação ambiental.
Incentivar práticas sustentáveis, como a redução de lixo e o uso consciente de recursos.
Envolver comunidades em atividades de conservação ambiental.

Temas do Dia da Terra

A cada ano, o Dia da Terra traz um tema específico para orientar as ações. Alguns exemplos de temas incluem:

Mudanças climáticas.
Proteção da biodiversidade.
Redução do plástico no oceano.

Ações Comuns no Dia da Terra

Plantio de árvores: Um gesto simbólico e prático para melhorar a qualidade do ar e proteger o solo.
Limpeza de praias e áreas verdes: Comunidades se mobilizam para recolher resíduos.
Campanhas de conscientização: Palestras, oficinas e eventos educativos sobre reciclagem, economia de água e energia.
Eventos culturais: Feiras, exposições e atividades interativas com foco no meio ambiente.

Como Trabalhar o Dia da Terra com Crianças

Leitura de Livros: Use histórias como "A Árvore Generosa" para ensinar o valor da natureza.
Atividades de Reciclagem: Crie brinquedos ou objetos com materiais reciclados.
Arte com a Natureza: Peça às crianças para fazer desenhos ou colagens inspirados no meio ambiente.
Plantio de Mudas: Envolva as crianças no plantio de árvores ou flores, explicando sua importância.
Exploração Sensorial: Promova passeios ao ar livre para explorar texturas, cores e sons da natureza.

O Dia da Terra é mais do que uma celebração; é um chamado à ação. Pequenas atitudes, como economizar água, reduzir o consumo de plástico e cuidar de espaços verdes, fazem uma grande diferença para garantir um futuro sustentável. 🌍


Materiais
Folhas contendo as atividades e o jogo do meio ambiente.  

Avaliação
A avaliação acontecerá de forma contínua iniciada nas perguntas orais diagnosticadas no início da aula. Posteriormente, as realizações das atividades e interesse pelo tema da aula. Registro e reflexão sobre as atividades realizadas sobre o aprendizado da turma com a experiência vivenciada.

Fontes de consulta
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pd

Atividades e jogos para trabalhar a consciência fonológica na alfabetização


Consciência Fonológica 

A consciência fonológica é a habilidade de reconhecer e manipular os sons que compõem a fala, ou seja, entender que a palavra falada se constitui de partes que podem ser segmentadas e manipuladas (LAMPRECHT, 2009). 

Ao ouvir as palavras “bola” e “cola”, o indivíduo poderá perceber (através da consciência fonológica) que as duas palavras rimam, que ambas são compostas de 2 sílabas, 4 fonemas (sons) cuja diferença entre elas reside no fonema inicial. Portanto, essa consciência é de extrema importância para a leitura e escrita das palavras, principalmente no processo de alfabetização. 

Ler e escrever requer a habilidade de transcodificar os sons da fala, pois o princípio alfabético é composto de relações entre fonema (som) e grafema (letra) que a criança, ao interagir com estas, deve ir aprendendo a analisá-las, diferenciá-las, aproximá-las, até chegar a compreensão que os sons associados às letras são os mesmos utilizados na fala (ADAMS, 2006).Para saber mais sobre o assunto!

Exemplos de atividades para trabalhar a consciência fonológica


1. Rimas e Aliteração


Atividades para identificar e produzir rimas ou sons repetitivos. Roda de Rimas: Apresente uma palavra e peça às crianças para identificarem ou criarem palavras que rimem. Use músicas e poemas para estimular.

-Histórias de Rimas: Conte histórias com palavras que rimam e destaque os sons repetidos. – pato e gato. Diga palavras divididas em sílabas e peça para as crianças repetirem.

2. Segmentação Silábica


Atividades para dividir palavras em sílabas. - Quebra-palavras: Bata palmas enquanto divide palavras em sílabas (ex.: ca-va-lo).

Corrida das Sílabas: Marque partes do chão com sílabas. As crianças correm até a parte correspondente ao som da palavra dita.

3- Identificação de Sons


Atividades para refletir sons iniciais, médios ou finais das palavras.

Bingo dos sons: Crie cartelas com imagens. Diga um som e peça para as crianças marcarem as palavras que começam com ele.

Caça ao Som Inicial: Mostre objetos ou imagens e peça para identificar o som inicial (ex.: bola começa com /b/).

Atividade 1
Palavras com o mesmo som inicial 
A atividade consiste em circular a palavra que não pertence ao grupo. O aluno identificará o som inicial de cada figura. É importante que o aluno fale os nomes das figuras fazendo a diferença entre os sons.




Atividade 2 
Encontre as palavras que rimam
Palavras que rimam são palavras que apresentam uma repetição de sons iguais ou parecidos. A rima é a repetição de sons semelhantes no final das palavras proporcionando sonoridade, ritmo e musicalidade.




Jogo 1 
Consciência Fonológica - Rimas 
Preparo do jogo:
Imprimir a cartela, colar (em papel cartão) e recortar as cartas. 

Jogo da memória  das rimas 
Neste jogo o aluno  identificará as palavras que rimam. Como jogar? Colocar as cartas com as figuras para baixo. O jogador irá tirar uma carta contendo uma palavra.  Em seguida, irá fazer a leitura da palavra apoiado na figura. Ele deverá achar uma outra carta com a palavra que rima com a palavra que ele tirou anteriormente. Se não conseguir achar, passa a vez para o colega. Vai fazendo a leitura de cada carta que tirar até achar a palavra que rima com a palavra da sua carta. Ganha quem tiver o maior número de pares de cartas  em que as palavras rimam. Este jogo pode ser jogado individualmente ou  por duas, ou mais pessoas. 
 



Jogo 2
Jogo da Consciência Fonológica - 2 formas de aplicar
1ª Como atividade
Este jogo pode ser aplicado como atividade (individual) em que o aluno colocará pedacinhos de E.V.A para marcar o lugar da sílaba destacada, identificando o mesmo som nas palavras. Nesta atividade o aluno vai perceber que a sílaba mesmo em posições  diferentes na palavra tem o mesmo som. E que uma sílaba pode ser manipulada para construção de novas palavras.


   
Bingo: Consciência fonológica 
2ª Como jogo  
As palavras das cartelas acima vão ser recortadas e sorteadas.  O professora falará a palavra destacando a sílaba em vermelho.  O aluno colocará o pedacinho de E.V.A. na palavra sorteada na ordem em que a sílaba aparece. Ganha quem completar a cartela do bingo. 






Fontes de consulta
https://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com/2017/07/consciencia-fonologica-o-que-e-como.html?m=1&fbclid=IwAR1DvDP8Ilec1XDm
https://blog-pt.kinedu.com/alfabetizacao-a-importancia-da-consciencia-fonologica

Plano de aula reconhecendo as letras do próprio nome de acordo com a BNCC

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Tema da aula: 

Reconhecendo o Alfabeto - Trabalho com nomes próprios

Campo de experiências da BNCC
Escuta, fala, pensamento e imaginação

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Público Alvo: 
Educação Infantil 4 e 5 anos (adaptar as atividades para cada faixa) 

Tempo estimado: 5 aulas

Objetivos de Aprendizagem:
Identificar as letras do alfabeto, associando aos nomes de personagens de desenhos animados.
Reconhecer a letra inicial do nome e dos nomes dos colegas de classe. 

Reconhecer as letras do próprio nome.
Escrever o próprio nome por meio de modelo. 

Escrever os nomes dos familiares com auxílio do professor.

Orientações:
As atividades com os nomes próprios devem ser sequenciadas para possibilitar as aprendizagens da grafia do próprio nome e de nomes de pessoas próximas. A criança vai identificar as letras do alfabeto associando aos nomes de pessoas do seu convívio. Uma proposta significativa de alfabetização, é aquela que visa formar leitores e escritores pró ativos. 

MÚSICA DO ALFABETO COM PERSONAGENS DESENHOS INFANTIS 



Atividade 1 
Após assistirem ao vídeo da música do alfabeto, o professor escreverá na lousa ou em um cartaz o nome da cada aluno da turma. E perguntará o nome da letra inicial de cada aluno e pedirá ao alunos que façam associações com os nomes dos personagens vistos no vídeo. O professor mostrará como fazer o traçado de cada letra inicial dos nomes dos alunos na lousa. Cada aluno escreverá a letra do seu nome usando modelos (nome na chamadinha ou crachá) associando ao personagem que aparece no vídeo. Explique para turma que as letras do alfabeto são usadas para escrever os nomes de tudo o que vemos, inclusive os nomes das pessoas. Em seguida peça aos alunos que mostrem as letras que escreveram e perguntem qual personagem que viram no vídeo que tem a mesma letra de seu nome. 
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Atividade 2
O professor escreverá os nomes dos alunos nos retângulos letra por letra, depois cortará os retângulos com as letras do nome de cada aluno. Peça aos alunos que montem seus nomes a partir de modelos (crachá, ou nome na chamadinha) para as turmas que estão aprendo o nome. Peça as crianças que mostrem a primeira letra do seu nome: pergunte o nome da letra. Pergunte também, a cada criança, quem mais na turma tem o nome que começa com esse letra? Essa letra se repete em seu nome? O professor poderá imprimir as cartelas para escrever os nomes dos alunos da turma e colar no papel cartão para ficar mais resistente, e poderá assim, utilizar esse recurso mais vezes. 




Atividade 3 
Diga aos alunos que irão fazer uma brincadeira de faz de conta de que estão se conhecendo agora e que vão fazer perguntas sobre seus nomes um para o outro. O professor deverá direcionar as perguntas que serão feitas. Faça crachás para turma (se a turma não tiver), e peça aos alunos para representar um diálogo, cada um usando o seu crachá. Oi meu nome é... Qual o seu nome?  Meu nome começa com a letra... E o seu? Meu nome tem (números de letras). E o seu nome? O personagem de desenho que tem mesma letra do meu nome e... Qual o personagem de desenho tem a primeira letra do seu  nome?


Atividade 4
Peça aos alunos que escreveram os seus nomes a partir de modelos (crachá ou nome da chamadinha). Depois, os alunos recortarão de jornais e revistas as letras que formam seu nome. 



Atividade 5
Para ampliar o conceito das letras aprendidas, peça aos alunos que desenhem sua família e escreva os nomes ou as letras iniciais de cada nome dos membros de sua família. 

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Materiais:
Folha de atividade, jornais e revistas para recorte, crachás com os nomes dos alunos da turma, folha branca para desenhar, lápis de cor, lápis preto. Música do alfabeto. 

Avaliação: 
Observação e registro quanto à  participação, interesse realização das atividades durante a aula.

Fonte de consulta: 
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Atividades e Plano de Aula Formas Geométricas Educação Infantil e Alfabetização BNCC

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